Muitos podem até ignorar e desdenhar do seu avanço evitando ter um perfil, mas o Facebook é uma potência em termos de redes sociais. Dominando o volume de usuários ativos, não há como negar a importância de ter uma estratégia de marketing que use um desses canais.
A forma como essas ferramentas serão usadas são parte integrante da estratégia de marketing, mas elas são antes de tudo soluções tecnológicas. Talvez por isso uso a maioria das redes sociais que saem e busco conhecer como funciona.
As redes sociais mudaram a forma de se relacionar e negociar, o mundo virtual ocupa uma parte considerável do tempo real no dia a dia das pessoas. Em 2017 o jornal O Globo, divulgou que a média de uso era de 5 horas.
Vou dar 8 dicas de como tirar partido das redes sociais:
1. Defina a persona
A diferença entre o público-alvo e a persona é que o primeiro contém características mais abrangentes, enquanto a última caracteriza compradores reais, que você já conquistou e por isso conhece seus gostos, preferências, hobbies e dores.
2. Conheça o público de cada uma
O LinkedIn é a maior rede social voltada para o mercado de trabalho.
O Twitter é a rede social conhecida pelo número de caracteres limitados: 280.
O YouTube é uma rede social excelente para ganhar popularidade por meio de vídeos.
Pinterest é uma rede social onde as pessoas buscam e fornecem ideias sobre vários assuntos.
O Snapchat é a rede social mais jovem que existe e a que mais atrai os millennials.
3. Escolha a qualidade sobre a quantidade
Escolha as redes sociais adequadas para o seu negócio e para as metas do seu negócio, e concentre seus esforços lá. Compartilhe conteúdo de qualidade e que resolva os problemas de seus clientes.
4. Planeje-se
Crie um calendário, com datas comemorativas, períodos de promoção e outros conteúdos a serem compartilhados e que resolvam os problemas de seus contatos.
5. Conteúdo relevante
Preste sempre atenção no que os seus clientes querem, um conteúdo que não te agrada pode agradar os seus clientes.
E não esqueça de atualizar sempre suas redes sociais com informações como telefone, endereço, dias e horários de atendimento
6. Imagens
GIFs, memes, fotografias, figuras, gráficos e vídeos possuem muito mais engajamento do que textos, então explore esses recursos em suas postagens. Fotos de você e seus funcionários na empresa, em atividades cotidianas ajudam a humanizar sua empresa.
Se tem dúvidas sobre o que postar, consulte redes sociais dos seus concorrentes e marcas que você admira para verificar o que eles usam como inspiração.
7. Crie relacionamento
Responda, curta os comentários, apague eventuais comentários desrespeitosos e nocivos. Então, na hora de responder, mostre a experiência de sua empresa e não hesite em usar um pouco de humor.
8. Programe e Monitore os posts
Já que você fez o planejamento e tem um calendário com as postagens, faça a programação deles e libere espaço na sua agenda para monitorar os resultados dessas publicações. E assim melhorar seus resultados.