As pessoas perguntam qual é a diferença entre um lí­der e um chefe. O líder trabalha à  descoberto, o chefe trabalha encapotado. O lí­der lidera, o chefe guia.

Franklin Roosevelt

Sabe quando você começa uma relação amorosa, ela passa por fases: flerte, amizade, namoro, noivado e casamento.  Pois é assim mesmo com o time.  Você passaram pelo flerte, amizade e até iniciaram um namoro.  E para esse namoro ficar sério e evoluir, começa um investimento de tempo e compromisso mais profundo.

Nesse processo entra o coaching para liderança, com dicas e oportunidades para seu desenvolvimento como gestor de pessoas. É a transformação de um simples gestor para um líder coach, um estilo de liderança que utiliza recursos, conceitos, ferramentas e técnicas para alcançar resultados através do seu time de maneira mais natural.

O estilo de liderança coaching conduz um grupo de pessoas, transformando-os em uma equipe de resultados. Pois trabalha com a motivação e a inspiração, mesmo diante dos obstáculos. É a construção de um compromisso duradouro, no qual os liderados se sentirão:

  1. Respeitados e ouvidos na essência;
  2. Reconhecidos pelas suas competências e entregas;
  3. Apoiados e auxiliados diante das falhas e erros que venham a cometer.

Apesar de ser um trabalho árduo formar um time, não há nada mais compensador do que motivar e desenvolver pessoas. E quando os resultados do time começam a ser entregues, será muito gostoso comemorar as vitórias. Não tenha medo de compartilhar com seu time e colegas do escritório esses ensinamentos, quando mais pessoas envolvidas na construção de uma cultura coaching na sua organização melhor.

Novos desafios virão e agora o seu time está no caminho certo para enfrentá-los. Eu vou deixar aqui o link para o Desmistificando o Coaching que pode te ajudar a entender um pouco mais como o coaching pode ajudar você a ser um lí­der coach. Baixe e compartilhe com o seu time, colegas de trabalho, amigos e familiares.

Ficou interessado em saber mais, então fale com o especialista e marque sua sessão grátis hoje mesmo.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!