O gerenciamento de riscos em projetos é uma das atividades mais importantes para garantir o sucesso do projeto. É uma prática que visa identificar, avaliar e gerenciar potenciais problemas que possam surgir durante o desenvolvimento do projeto. Quando um risco é identificado, é necessário determinar uma resposta adequada para minimizar ou eliminar o impacto do risco no projeto. Neste artigo, discutiremos as diferentes opções de resposta que os gerentes de projeto podem considerar ao lidar com riscos.

A primeira opção é aceitação do risco. Essa abordagem é escolhida quando o gerente de projeto avalia que o risco não representa uma ameaça significativa ao projeto. Há três motivos para escolher essa opção: o risco tem um impacto baixo ou médio no projeto, os custos ou esforços necessários para gerenciar o risco superam os benefícios, ou simplesmente não há maneiras práticas ou razoáveis de gerenciar o risco. Por exemplo, se o risco está relacionado à desistência do patrocinador do projeto, pode não haver maneira prática de impedir esse evento.

A segunda opção é monitorar o risco. Essa abordagem envolve a observação constante do risco ao longo do tempo para detectar mudanças na probabilidade de ocorrência. Se o risco parecer mais provável, a equipe do projeto deve formular uma resposta para minimizar o impacto. Essa abordagem é adequada para riscos com baixa probabilidade de ocorrência, mas com grande impacto negativo no projeto. A vantagem é que os recursos são usados somente nos riscos que têm uma probabilidade maior de ocorrer. A desvantagem é que a demora em responder ao risco pode tornar menos provável que o risco possa ser minimizado futuramente com sucesso.

A terceira opção é evitar o risco. Isso significa eliminar a situação que está causando o problema. Por exemplo, se uma parte do projeto tiver um risco elevado associado a ela, toda essa parte do projeto será eliminada. Essa abordagem é muito eficaz para eliminar riscos, mas pode ser usada apenas em certas situações.

A quarta opção é transferir o risco. Em alguns casos, a responsabilidade pelo gerenciamento dos riscos pode ser atribuída a outra entidade ou a um terceiro especializado. Por exemplo, outsourcing de uma função que tem um grande risco associado a um terceiro, pode eliminar o risco para a equipe do projeto. Outro exemplo é fazer um seguro para transferir o risco financeiro.

A quinta opção é mitigação do risco. Esta é a opção mais comum e geralmente a melhor escolha em se tratando de riscos em projetos. Mitigar um risco significa que você desenvolve e executa atividades para assegurar que o risco não ocorra. Também é importante garantir que o impacto do risco seja minimizado caso ocorra. A mitigação do risco deve ser planejada antecipadamente e incorporada ao plano geral do projeto para garantir que o risco seja gerenciado efetivamente.

Já deu para perceber que gerenciamento de riscos é essencial para o sucesso de qualquer projeto. As opções de resposta para lidar com os riscos variam de acordo com o grau de impacto e probabilidade do risco.

Cada opção de resposta tem suas vantagens e desvantagens, e cabe ao gerente do projeto escolher a abordagem mais adequada para lidar com cada risco identificado. É importante que os planos de resposta aos riscos sejam desenvolvidos antecipadamente e incorporados ao plano geral do projeto para garantir que o gerenciamento de riscos seja efetivo.

Com uma abordagem proativa e planejada para o gerenciamento de riscos em projetos, os gerentes de projeto podem minimizar o impacto negativo dos riscos e aumentar a probabilidade de sucesso do projeto.

Siga-nos no Instagram


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!