Estou super empenhada em ajudar aos gestores, empresários e empreendedores a lidar com suas equipes, aumentando a produtividade deles e, por conseguinte à atingirem melhores resultados em suas Organizações.
Mas eu não faço mágica! Esse trabalho é fruto de um processo de co-criação e requer o comprometimento de quem está buscando os resultados.
Como facilitadora do processo e 12 anos dedicados ao estudo do comportamento humano, consegui determinar alguns erros em comum de quem falha. Eles precisam ser encarados por quem se propõe a fazer uma mudança de rumo. Vamos a eles:
- Arrogância – a incapacidade de ouvir pontos de vista diferentes mesmo quando há uma consciência de que se está errado. Você até pode no início relutar em ouvir e ficar na defensiva para justificar seus erros e falhas. Mas num processo de reflexão, quando levado a sério você vai se dar conta de suas falhas. E se abrir sua mente e coração para a mudança, poderá ter ótimos feedbacks dos que te cercam. Os que estão a nossa volta costumam enxergar pontos que não vemos. Não se prenda nas suas certezas, aceite as perspectivas externas, pense, reflita e avance.
- Desalinhamento da visão interna com a realidade objetiva – uma coisa são os sonhos e as fantasias que povoam as mentes, outra bem diferente são planos e projetos realmente factíveis e viáveis. Conheço pessoas que vivem em um mundo paralelo, sonham muito e nada fazem. Sua visão da realidade é tão distorcida e não adianta você questionar e passar tarefas. Elas simplesmente não realizam. Querem fugir da realidade e viver eternamente sonhando. Afinal, sonhos não requerem muito esforço. Traduzir sonhos e fantasias em coisas concretas, ponderar sobre a realidade de serem alcançadas, analisar os recursos disponíveis e começar a colocar a mão na massa é o caminho.
- Gostar de conforto – como gostamos do conforto, é tão bom ter sempre algo à mão sem precisar suar. E por causa disso quando temos de levantar, arregaçar as mangas e fazer, deixamos para amanhã. Puxa porque suar agora, corrigir algo exige esforço e mudar internamente doe. Por isso sei que é preciso ajuda para chegar lá, mas a ajuda pode mexer em algo que eu não gosto. Então deixa como está, não vou mexer nisso agora. E assim passa a vida e você sempre com os mesmos resultados. Que tal sair da zona de conforto hoje mesmo e decidir mudar?
- Falta de compromisso – decidiu mudar e agora transfere a responsabilidade da mudança para outro. Não quer pensar, quer respostas prontas e massagens no ego. Quando precisa se comprometer com a sua vida abandona o projeto, toma outro rumo, desiste dos objetivos traçados. É o compromisso e a persistência que darão o tom da vitória. Você deve ser o único responsável pelas suas escolhas, chega de terceirizar.
- Insatisfações constantes e desmotivação – realmente fazer o que não se gosta é complicado. Mas fazer o problema parecer maior que a sua vida, já é sinal de fracasso. Se você não está fazendo o que gosta nesse momento, pelo menos use isso para viabilizar novos rumos. Encontre outro motivo de ação para avançar. Reclamar e sabotar seu emprego, relacionamento, processo evolutivo e a você mesmo não é a solução. Torne-se dono do seu tempo e planeje a mudança que você deseja.
- Angústias e ansiedades – quem não é ansioso? eu sou, mas a questão está em como a ansiedade e as angústias são tratadas. Se você se abate como criança e fica assustada, paralisada e perdida diante do que fazer, então está na hora de buscar ajuda. Como ser humano é normal que as inseguranças nos abatam, trazendo angustia e ansiedade quando o plano não caminha conforme o projetado. O que precisa porem ser feito é tomar as rédeas do planejamento e seguir em frente. Foque no objetivo e caminhe.
Os pensamentos negativos geram ansiedade e estressam o cérebro. Eles empobrecem ricos, aniquilam cientistas, abatem religiosos, destronam reis. Muitos, ao receberem um “não” ou uma crítica injusta, produzem milhares de pensamentos que os arrasam. Como você lida com as críticas? (Auguto Cury)
Você pode até parar, mas não paralisar. Avance para os seus objetivos, estamos te dando muitos subsídios para que possas seguir em frente, então agora é com você. Tudo requer estratégia, planejamento e ação. Não tenho dúvidas de que você é capaz de avançar, pense em nós como seu apoio.