Quem nunca falhou que atire a primeira pedra? Todos nós em algum momento da vida nos deparamos com ele. Ali bem na nossa frente, apesar de todo o esforço para não o encontra-lo. Ele está ali de braços abertos, sorrindo e dizendo “você não conseguiu, você falhou”. Na realidade parece que ele não diz, ele grita isso bem alto. E todos a volta param para olhar, mesmo que esteja apenas você numa sala trancada.

Assim é o sentimento que nos invade em meio ao fracasso. Mas isso não faz de você um fracassado, não de jeito nenhum. O fracassado é alguém que falha em todas as áreas da sua vida sistematicamente, mas você está passando apenas por uma derrota, mesmo que ela venha de mãos dadas com outras situações que demandam atenção. Todos nós em algum momento já nos deparamos com uma derrota e podemos sim aprender muito com ela.

Olhar o fracasso de frente, entender onde falhou e aprender como fazer certo é o grande segredo do amadurecimento. Eu sei… não é nada fácil, enxergar isso logo de cara. Você está aí­ precisando de um tempo para se recuperar. Então faça isso se isole e reflita sobre essas palavras que escrevo. Tenho certeza que no final você adotará uma nova postura diante desse fracasso.

O primeiro passo é rejeitar esse sentimento que domina seu coração nesse momento, os pensamentos de derrota e de que você é um fracassado. O homem é o que pensa ser, e nos pensamentos que construí­mos quem desejamos ser, e os resultados de um fracasso não devem ditar quem somos.  Como falo sempre com meus coachees se tem vontade de gritar, grite, se tem vontade de chorar, chore. Mas faça isso apenas por 15 minutos no máximo, depois levanta a cabeça e não se sinta ví­tima, assuma a sua parcela de responsabilidade e veja onde errou.

Depois tenha muito cuidado o que você compartilha dessa situação e com quem. Use uma linguagem positiva diante dessa situação, por mais difí­cil que ela seja.  O fracasso não pode te dominar, então domine ele primeiro. Quando o sentimento de derrota aparecer, lembre-se de todos os momentos de vitória que já experimentou e não foque as pedras do caminho. Compartilhe o que aprendeu e de como fará diferente, ouça seu mentor ou conselheiro de confiança. As perspectivas de quem está de fora da situação nos ajudam a entender as oportunidades de melhoria.

Lembre-se de se lembrar e nunca esquecer que se você ficar presa no fracasso e não aprender e evoluir com ele, nada mais dará certo. Isso porque a tendência será de paralisar diante do mais simples obstáculo que aparecer.  Quanto maior o projeto, maiores os desafios para implementa-lo. Conheça seus pontos fortes e se concentre no que é capaz de realizar, use suas características empreendedoras e tente quantas vezes forem necessárias até o resultado final ser alcançado.

Não insista nos mesmos erros, volte ao ponto de partida e recomece com nova abordagem. Sua atitude nesse momento é a chave para que o seu fracasso anterior não domine essa nova etapa da sua vida.  Siga em frente e sem dúvida suas conquistas serão imensas. Você pode, você consegue!


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!