A única certeza da vida é a mudança. Por isso aprender a lidar com ela será muito útil durante a jornada.  E posso dizer que elas ocorrem na minha vida constantemente e com isso estou me aperfeiçoando nesse processo. A última e desafiadora mudança foi o retorno ao Rio de Janeiro, minha cidade natal.

Muitos amigos celebram e dizem bem-vinda de volta. O que gerou um bate-papo outro dia. Eu comentei das minhas dificuldades com a volta.  E foi muito bacana que meu interlocutor me disse que eu não tinha voltado, eu estava morando novamente no Rio de Janeiro.  Mas que voltar, nós nunca voltamos.  Fiquei pensando muito sobre isso e esse simples jogo de palavras abriu novas perspectivas em minha forma de encarar essa mudança.

Meu retorno ao RJ, não me traz de volta. Não sou mais a mesma, minhas prioridades são outras, meus sonhos e metas são diferentes e as exigências que hoje me faço também ganham novos contornos. Isso fez com que eu realmente aproveitasse um pouco mais essa mudança.

Eu percebi que estava exigindo demais de mim, para atender a todas as expectativas das pessoas com meu retorno. Mas a grande verdade é que preciso atender as minhas. Se elas casarem com a de alguém então tudo bem, já que eu mudei.  E as pessoas precisam respeitar e entender que mudanças ocorrem em todos nós.

Assim como no exemplo acima, nos deparamos com mudanças constantes em nossas vidas devido a situações profissionais e pessoais.  Em maior ou menor grau de complexidade, as angustias e ansiedades que surgem estão ligadas as expectativas que criamos e como elas conflitam com as demais pessoas.

capa

Alguns pontos de reflexão que estão me ajudando nesse momento e que quero compartilhar com vocês que podem estar nesse momento passando por mudanças também.

  • Uma mudança só pode ser boa se for realizada por escolha própria, é o livre-arbí­trio em ação.  Não faça nada simplesmente para agradar as pessoas a sua volta, pois mais tarde você tenderá a culpar os outros pelas suas escolhas.  Ter decidido por conta própria fará a grande diferença. Isso não significa que você não deva ouvir aos demais, mas a escolha deve ser sua. A pior frase que já ouvi de uma pessoa, foi eu fiz essa escolha por você.  Eu não quero ouvir e nem quero ter de dizer um dia algo assim.
  • Observar, escutar e ser receptivo, sem forçar suas expectativas. As expectativas podem mudar durante o processo de mudança também. E não tenha medo se isso acontecer, porque faz parte do amadurecimento pessoal. Temos o direito de mudar, mesmo que para os que estão ao seu redor isso pareça ilógico.  Encare como alta flexibilidade, isso evitará muitas angustias e frustrações.
  • Lide com o que está acontecendo em etapas, acho que repito isso diariamente, pois eu tenho a tendência de querer tudo ao mesmo tempo. Priorize o que mais incomoda e as demais coisas resolva a medida que for sendo possí­vel. Costuma ser menos estressante.  E se a mudança não está legal, então mude-a. Se você não consegue muda-la, então peça ajuda, porque se você não a mudar, a mudança muda você.

“Não use a mudança como desculpa para desistir.“
500 Agile Coaching Tweets


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!