Dizem por aí­ ainda que, hoje em dia a turma não quer nada com nada.  Eu não sei se é bem assim. De qualquer forma eu penso que é preciso sim ter algumas competências e habilidades adicionais as técnicas.  E quero compartilhar algumas reflexões minhas sobre elas:

Visão estratégica da empresa, conhecendo a missão, visão, valores e os objetivos de curto, médio e longo prazo facilita e muito a vida de qualquer profissional. Você conhece essas informações da sua empresa?

Capacidade de se relacionar e atuar em equipes de alta performance. Não basta dar bom dia e sentar na sua mesa como se não houvesse mais ninguém a sua volta. Converse com as pessoas, entenda como seu trabalho impacta aos demais, e de que forma você pode ser útil aos seus clientes internos.

Articulação polí­tica para fazer trocas que gerem resultados positivos ao negócio. Não fique preso a uma ideia ou atividade, a palavra de ordem é inovação e com ela vem mais umas bem bacanas como agilidade e produtividade. Então articule-se.

Alinhamento da carreira e vida do profissional aos interesses da organização e equipe. É importante que o profissional entenda de forma clara como pode contribuir para a organização e de que forma pode usufruir dela para sua vida.  Não adianta estar em um lugar brigando contra suas polí­ticas.

Foco nas metas, só quem sabe onde quer chegar consegue dizer não sempre que necessário. Cuidado com as propostas tentadoras que dividirão sua atenção.


Renata V. Lopes

Com mais de 35 anos na vanguarda da TI, já gerenciei tecnologia em ambientes onde falhar não era opção — inclusive como Gerente de Prontidão Operacional dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™. Essa experiência moldou minha visão: Governança de TI não é burocracia. É a diferença entre uma organização que sobrevive às crises e uma que as antecipa. Hoje, à frente da Tecnologia Humana, ajudo empresas de médio e grande porte a transformar TI em vantagem competitiva — com maturidade operacional, conformidade regulatória e segurança cibernética que protegem o que realmente importa: pessoas, dados e continuidade do negócio. Minha abordagem é centrada no tripé fundamental: → Pessoas — porque tecnologia só funciona quando as pessoas estão preparadas → Processos — porque eficiência e conformidade nascem de estrutura, não de improviso → Tecnologia — porque ferramentas sem governança são riscos em potencial Áreas de atuação: • Governança de TI (COBIT, ITIL, ISO 27001) • Cibersegurança e Proteção de Dados (LGPD, GDPR) • Gestão de Riscos (COSO ERM, ISO 31000) • Compliance Regulatório • GED e Gestão de Processos Se sua empresa precisa evoluir da conformidade reativa para a resiliência estratégica, vamos conversar.

error: Conteúdo Protegido!