Como delegar com eficiência? É uma das questões que permeia o mundo corporativo e ronda a cabeça dos gestores diariamente. Já vi alguns gestores, especialmente os mais novos chegarem com todo gás na empresa ou função nova, e querer mostrar resultados rapidamente para seus superiores. Isso não é errado, pelo contrário. Mas é importante que ao planejarem suas agendas de trabalho, entendam que é preciso tempo para estar com o time, transferir tarefas a cada um e os desenvolverem.

Uma posição que exija gestão de pessoas sobrecarrega o ocupante do cargo, pois ele é requerido não apenas pelo time, mas precisa dar conta de uma agenda de reuniões e atividades extensa. É comum ver gestores assumindo muitas responsabilidades, fazendo muitas coisas que deveriam ser passadas a outros profissionais dentro do time e sofrendo muita pressão pelos resultados.

No início eu não vou te enganar é assim mesmo, mas não deve ser assim para sempre. Tudo se ajusta quando você parar para planejar o que cada um pode assumir e fazer sozinho dentro da equipe.

A delegação é um processo que permitirá a você ter uma agenda mais adequada para os compromissos relativos ao cargo e ao mesmo tempo permitirá o desenvolvimento das pessoas para as quais você atribuiu uma tarefa. Porém essa agenda não estará livre simplesmente por você delegar, pois senão será uma “delargarção” comum nas organizações.

O processo de delegação exige antes de mais nada que você crie tempo para orientar, treinar e acompanhar a pessoa que irá desempenhar a função.  Algumas vezes você observará que apesar de toda a formação formal do seu subordinado, ele não tem a vivência prática adequada aquela atividade. E você está dando a ele a oportunidade de aprender.

A vida é uma escuridão se não houver um impulso.

Todo o impulso é cego se não houver o saber.

Todo o saber é vão se não houver o trabalho.

Todo o trabalho é vazio se não houver amor.

(Hermes)

Ao dar uma tarefa para alguém do time, também é preciso ter o cuidado de entender se o perfil comportamental dela é adequado. Se você não sabe qual o perfil comportamental da sua equipe, não esqueça de baixar o teste que preparamos para você e aplique também no seu time.

Pergunte se a equipe precisa de ajuda, treinamento, acompanhamento, recursos materiais, etc.  Delegar está relacionado a comunicar, como falamos no artigo anterior.  Então você precisa ter certeza de que a pessoa que recebeu a atividade entendeu bem o que precisa ser feito e que resultado você espera receber.

Mais dicas sobre delegação em nosso próximo post. Se você achou esse artigo útil ao seu dia a dia como gestor nos mande seus comentários e dúvidas. Seja no blog ou na Fanpage, vamos responder com muito carinho.


Renata V. Lopes

Com mais de 35 anos na vanguarda da TI, já gerenciei tecnologia em ambientes onde falhar não era opção — inclusive como Gerente de Prontidão Operacional dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™. Essa experiência moldou minha visão: Governança de TI não é burocracia. É a diferença entre uma organização que sobrevive às crises e uma que as antecipa. Hoje, à frente da Tecnologia Humana, ajudo empresas de médio e grande porte a transformar TI em vantagem competitiva — com maturidade operacional, conformidade regulatória e segurança cibernética que protegem o que realmente importa: pessoas, dados e continuidade do negócio. Minha abordagem é centrada no tripé fundamental: → Pessoas — porque tecnologia só funciona quando as pessoas estão preparadas → Processos — porque eficiência e conformidade nascem de estrutura, não de improviso → Tecnologia — porque ferramentas sem governança são riscos em potencial Áreas de atuação: • Governança de TI (COBIT, ITIL, ISO 27001) • Cibersegurança e Proteção de Dados (LGPD, GDPR) • Gestão de Riscos (COSO ERM, ISO 31000) • Compliance Regulatório • GED e Gestão de Processos Se sua empresa precisa evoluir da conformidade reativa para a resiliência estratégica, vamos conversar.

error: Conteúdo Protegido!