Se você acompanhou os últimos artigos que publicamos, já tens em mãos algumas dicas práticas para começar. Mas algo é fundamental te perguntar agora, qual o objetivo de trabalhar sua agenda? Qual o objetivo de ter uma agenda mais equilibrada? Sem objetivo claro em mente, a tendência será auto sabotagem.
Preciso reforçar que projetar o futuro e desfrutar do presente só é possível quando você assume a liderança sobre si mesmo. Sendo assim pense bem nas perguntas acima para que você não atrapalhe a si mesmo.
A resposta pode ser simples, mas tem que ser de relevância para sua vida. Eu por exemplo tenho que dedicar tempo aos exercícios, e isso é algo importante para mim. Afinal se eu não cuidar do meu bem-estar e da saúde, um dia pode se tornar urgente.
Quando nos determinamos a mudar algo em nossas vidas é preciso olhar de forma crítica para si mesmo e compreender o que tens feito para chegar até aqui. O exemplo que dei acima é importante e relevante para mim, sendo assim minha agenda precisa conseguir absolver essa atividade. Só assim é possível seguir em frente. Senão daqui a algum tempo estará apenas fazendo projeções e não dominando o seu tempo.
Os comportamentos antigos e conceitos errados estão arraigados em você. É preciso sim se autoconhecer, alinhar-se e então evoluir. Precisamos tratar em nós.
Mas como gestores o que podemos fazer pelas nossas equipes. Pare e pense como transportar tudo o que você aprendeu sobre gerir sua agenda e agora comece a passar o conhecimento para o seu time.
Quando falamos pelo lado corporativo tenho cinco princípios que você deve ter em mente antes de sair por aí mudando a agenda de todos. Vamos lá:
- Foco no que é mais importante
- Determine uma direção única para seu time
- Não gaste energia com atividades não críticas
- Evite os roubadores de tempo
- Motive-se e aumente a satisfação geral do time
A busca de uma agenda mais equilibrada para mim não é causar inveja nas rodas de bate-papo, mas demonstrar que esse controle do tempo permite uma vida mais produtiva e com menos stress. Eu quero te dizer que essa mudança é um processo, envolve ações, percepções e revisões constantes. Só há sucesso se for do nosso interesse e de nossa equipe. Eles precisam ter seus objetivos claros.
Outro dia comecei um projeto com minha equipe e tínhamos duas semanas para concluir. Nosso foco foi dar o sangue na primeira semana e terminar logo. Foi ótimo, pois na segunda semana, cada um ainda tirou um dia para resolver questões pessoais fora do escritório e não atrasou a entrega. Eu sempre vejo o contrário acontecendo, os times arrancando os cabelos na última semana. Não é mesmo?
Por que a tendência de deixar tudo para a última hora? Eu quero antecipar, no final temos tempo de revisar o que foi feito, completar e até mesmo relaxar. Fazer ao final de cada projeto um período de reflexão com a equipe, trará ainda mais consciência dos pontos de melhoria. Por ser um processo sempre há onde melhorar e evoluir, fazer diferente e alcançar resultados ainda maiores.
Tornar-se dono do seu tempo vai te deixar menos ansioso e mais focado. Disso eu não tenho dúvidas. De posse desse novo espaço na agenda, que tal investir mais no seu desenvolvimento pessoal e da sua equipe? Fica aqui o convite para se conhecer melhor, desenvolver novas habilidades e se tornar um profissional cada vez mais completo.
Eu sei que ser bem-sucedido é algo variável e temporal, que exige de nós profissionais constantes mudanças e realizações. Além é claro de ajustes nas relações familiares. Por isso parar um tempo e dedicar-se a autoconhecer é importante quando se fala em gestão de tempo. Pois com uma nova consciência do que é importante, o profissional tem um novo olhar para reconhecer as oportunidades e os riscos. O que proporciona uma tomada de decisão mais apurada e um equilíbrio de vida.
Espero que esse texto proporcione boas reflexões e não esqueça que o nosso ambiente está aberto para seu desenvolvimento. Baixe os materiais e conheça mais dicas de gestão e liderança. Qualquer problema em acessar algum material, nos mande mensagem. Estamos as ordens para ajudar. Divulgue para sua equipe e cresçam juntos.