Conheço muitos profissionais que se sentem desconfortáveis de participarem de eventos quando não conhecem ninguém, pois não sabem como iniciar uma conversa de negócio. Ainda muito nova me vi diante do imenso desafio de participar de eventos de negócios representando minha empresa. Tímida e envergonhada, tive de desenvolver minhas competências e habilidades em negociação e networking. Não sei tudo sobre o assunto, estamos em constante desenvolvimento.

As dificuldades de falar em público ou mesmo participar de um evento, onde devemos dar nosso ponto de vista, responder as indagações ou questionamentos deixam muitos profissionais em pânico. Eu confesso que nem dormia de um dia para o outro quando pensava que teria de me relacionar com desconhecidos, iniciar uma conversa e sair da minha zona de conforto.

Ficava repassando em minha mente como poderia quebrar o gelo e fazer nascer um diálogo proveitoso para os envolvidos, com simpatia e a cordialidade. O que parece bobagem para muitos empresários é na realidade os primeiros passos para quem sabe um negócio muito lucrativo no futuro.

Não vou esgotar esse assunto aqui, apenas trazer algumas reflexões sobre o mesmo. Romper o silencio diante das oportunidades de conhecer novos empresários é se abrir para o mundo da negociação, da amizade, da oportunidade e do networking. É por isso quero dar 10 exemplos de perguntas para te ajudar a quebrar o gelo, e projetar-se no mundo dos negócios.

Não importa onde você esteja: num coquetel, numa conferência, numa reunião internacional ou na fila do supermercado. Após o cumprimento habitual de mãos e conhecendo os nomes, siga o papo com as perguntas que vamos te apresentar abaixo.  Vamos lá?

1.   Pode me contar sua trajetória, como você começou seu negócio?

Se a pessoa for dona de seu próprio negócio essa é a melhor pergunta para evoluir no papo. Que empresário não gosta de falar sobre o seu negócio e por isso ela é muito gratificante para seu interlocutor. Ele se torna o assunto principal da conversa e se sente valorizado. Ao ser projetado vários meses ou anos atrás (é sempre bom rejuvenescer), ele descobre, graças a você, acontecimentos marcantes de sua vida. Não hesite em questioná-lo mais ainda como você fosse seu biografo ou fã de carteirinha.

Essa pergunta é muito boa de ser feita quando a pessoa acaba de ser apresentada a você ou ao grupo de que você faz parte.

2.   No que você faz o que mais lhe agrada?

Esta pergunta faz seu interlocutor se sentir seguro, pois sem ser indiscreta, ela permite a você descobrir diversas facetas importantes da personalidade dele.  Muitas vezes nos surpreendemos com revelações de tipo: “Eu gosto de … porque, quando criança… na hora do recreio…”. Continuando a buscar o porquê das coisas, você conseguirá criar conexões por afinidade com seu interlocutor e partilhará talvez, gostos, impressões e experiências com base em suas motivações.

É o tipo de pergunta que pode ser feita a qualquer momento, inclusive no primeiro contato.

3.   Como se distinguiu dos seus concorrentes no mercado?

Com essa pergunta você dá a oportunidade a seu interlocutor de se valorizar e pelo fenômeno de compensação, ele será levado a achá-lo também muito interessante. É uma pergunta que pode ser feita quando seu interlocutor está sendo colocado sob os holofotes, como no momento de um testemunho pessoal.

4.   Que conselho você daria a alguém que está começando um negócio?

Esta pergunta coloca seu interlocutor numa posição gratificante que é a do mentor cujos conselhos e recomendações são valiosos. E te coloca na posição de alguém que consegue fazer as pessoas se sentirem à vontade. Quando você inicia uma nova atividade ou quando ingressa numa nova associação use essa pergunta para conhecer mais das pessoas.

5.   Qual escolha você faria no caso de estar seguro que o negócio funcionará?

Essa pergunta permite ao seu interlocutor sonhar sem quaisquer barreiras. Pode surpreender alguns, mas passada a primeira hesitação, muitos se exprimem com humor e alegria em falar dos seus projetos. O que propicia uma aproximação maior com o interlocutor.

6.   Nesses últimos anos que grandes mudanças aconteceram no seu ramo? E como isso impacta seus negócios?

É uma questão que permite ao interlocutor refazer todo o percurso e trazer inclusive opiniões e experiências. Aproveite para entender que pontos afetaram ou não ao mercado do interlocutor. Que qualidades e oportunidades o fizeram mudar ou continuar apostando em alguma estratégia. É uma pergunta ajuda a entender a maturidade e conhecimento do mesmo.

7.   Que tendências você vê no seu negócio para os próximos anos?

Projetando o interlocutor à posição de expert, essa pergunta é um exercício que permite aprofundar mais um pouco qualquer relacionamento comercial. Perfeita para eventos mais profissionais como conferência, congresso ou workshop essa pergunta pode trazer uma nova perspectiva e conhecimento para quem a fez.

8.   Qual foi a história ou o fato mais marcante que lhe aconteceu até agora?

Todos nós gostamos de lembrar de acontecimentos marcantes em nossa trajetória. Mesmo os ridículos ou embaraçosos carregam algum aprendizado e nos fazem descontrair em uma reunião. Provocar este tipo de sensação é um ponto muito positivo quando se deseja estabelecer uma relação de cumplicidade. Se você sente confiança em seu interlocutor essa pode ser uma excelente oportunidade para fechar a conversa.

9.   O que fez de especial para promover seu negócio?

É a pergunta pertinente que todo mundo faz quando encontra alguém bem-sucedido em sua área. É um benchmarking especialmente para quem está começando um negócio também. Mas se você for um profissional de publicidade ou de marketing, isto seria entendido como uma prospecção para venda. Então resista a essa pergunta.

10.    Como eu poderia te apresentar brevemente a um de meus contatos?

Essa é a pergunta que poucos fazem e que vai te diferenciar diante do seu interlocutor. Ele responderá com entusiasmo e com certeza gostará de saber como te retribuir também. Com essa pergunta você apresenta indiretamente uma oportunidade de parceria e encerra a conversa com chave de ouro.

Espero que consigam tirar proveito dessas perguntas, conheçam pessoas interessantes que poderão ter um papel significativo em seus resultados profissionais e se tornem seus amigos.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!