Fonte: Acervo Pessoal

No artigo anterior falei um pouco sobre estabelecer networking e a questão de como é importante conversar nesses encontros. O que acontece muitas vezes é que alguns desses eventos são cafés ou almoços de negócios e alguns profissionais precisam estar cientes de que nesse momento de descontração será avaliado o seu comportamento social e capacidade de prestar atenção aos detalhes.

É mais um daqueles momentos que a sua postura pode deixar uma boa impressão ou não. Há uma série de regras a mesa a serem obedecidas, a mais importante é se não sabe comer algo, ou pode se sujar com o prato, não peça.  Nada de barulho ao comer e procure acompanhar a velocidade dos seus convidados. Confesso que odeio comer comida fria, então esse ai é o meu problema sempre… rsrs

A maioria dos eventos de negócios hoje é de café ou almoço, e o convite dá direito à refeição, sem que você precise desembolsar algum dinheiro adicional. Mas isso não pode ser usado como fuga para você não interagir, por isso nada de grudar no bufê e não conversar. Saiba que o maior objetivo desse encontro é conhecer as empresas presentes.

Se há algum empresário de outra nacionalidade na lista de convidados vale a pena saber um pouco da cultura do país. Assim a comunicação será mais fácil e você marcará sua presença. Chegando ao local, procure identificar a mesa onde sentará, na maioria dos eventos não há lugar marcado. Então chegue e se apresente a todos, cumprimente os conhecidos e sente-se.

Não se acanhe em repetir o bufê, faça isso quantas vezes quiser, mas evite encher demais o prato. Queixas apenas ao maitrê e de forma discreta.  Para iniciar a conversa faça um quebra-gelo antes de falar de negócios, assim já ocorre um entrosamento. E ao se despedir não se esqueça de trocar cartões. Sempre carregue cartões com você, pois nunca se sabe quando você precisará.

O importante desse processo é que você se exponha e desenvolva sua habilidade de conexão.  A timidez ou falta de habilidade social não podem parar seu progresso e desenvolvimento da rede de contatos. No inicio você pode até se sentir meio deslocado, mas à medida que começar a fazer contatos nunca mais vai parar.

Uma dica para estabelecer uma boa conversa nesse momento é ser socrático, nada de querer vender.  Apenas se disponha a ouvir, fazendo perguntas abertas sobre os desafios do seu interlocutor. Todo ser humano quer ser ouvido na essência e se você se dispõe a ouvir, receberá o mesmo tratamento ao se dispor a falar.  Vença o medo e participe dos eventos perto de você. Depois me conta como foi.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!