growth-1245931_1280Em tempos de crise econômica as empresas cortaram muitos postos de trabalho. Tomar essa decisão eu sei não é fácil para ninguém. Mas necessária para equilíbrio do caixa.

Quando paro para conversar com outros empresários, percebo que muitos estão tendo de assumir atividades rotineiras, por falta de grana para pagar mais um funcionário.

Também há a necessidade de abrir novos mercados e essa atividade em si já demanda muito tempo. Vou falar por mim, acho que esse ano foram muitas visitas e abrimos uma nova linha de serviços. A demanda de atividades aumentou, o quadro de funcionários não e nem o volume de fechamentos acompanhou proporcionalmente o volume de propostas.

Todos se veem com o mesmo dilema. Nas reuniões com empresários que participo o sentimento é unanime e a torcida grande para a crise passar. Alguns estão pressionadíssimos com as contas, reduzindo tudo o que podem. E se pararmos para pensar como em meio a tudo isso um gestor/empresário pode manter o desenvolvimento dos líderes, se ele precisa dar muito mais atenção ao negócio?

Situação complicada essa. Até porque liderar hoje é bem complexo, pois em plena era da informação, comunicar-se de forma eficiente e transparente é dificílimo. Mas se queremos ser efetivos é preciso comunicar com maestria. Liderar equipes é um dos trabalhos mais árduos que conheço, pois exigirá coragem para dizer sim e para dizer não quando for preciso.

As decisões que um gestor precisa tomar para manter um negócio funcionando afeta a vida de muitas pessoas. Saber engajar e motivar pessoas para atingir os objetivos estratégicos, quando todos se sentem inseguros de suas posições, necessita de um bom “jogo de cintura” que nenhuma formação te oferece. Simplesmente assumir um cargo de liderança não garante a ninguém o respeito. É preciso conquistar diariamente o respeito e a autoridade do seu time.

Sendo você empresário e gestor de uma empresa, quero te estimular mesmo com tantas atividades, a reservar um tempo em sua agenda para estar com sua equipe. Elaborei um roteiro de cinco itens importantes que você pode levantar junto ao time, não necessariamente nessa ordem. São eles:

  1. Celebre as conquistas da empresa ou departamento. Mesmo que pequenas as conquistas quando celebradas encorajam o espirito de equipe e o ambiente de companheirismo.
  2. Compartilhe os méritos com sua equipe de forma justa. Não precisa necessariamente envolver dinheiro. Acredito que uma das melhores formas de reconhecer uma equipe é agradecendo a todos pelas suas contribuições. Seja sincero e imparcial com cada um. Se der experimente uma rodada de pizza e refrigerante com o time.
  3. Cuide de sua equipe de forma genuína, proporcionando um ambiente inclusivo e preocupando-se com as necessidades pessoais e profissionais deles. Quando os gestores são abertos e acessíveis as pessoas se expressam e compartilham opiniões. E por conseguinte eles se sentem envolvidos nas decisões que afetam a equipe.
  4. Inspire seu time transmitindo missão, propósito, metas e valores da empresa sempre de forma clara e honesta. Ressalte a importância de cada um e como suas contribuições individuais contribuem para o resultado final da empresa. Essas conversas presenciais fazem a diferença, ao invés de apenas deixar nos quadros essas informações.
  5. Contrate pessoas com talento e que possam contribuir para o crescimento da empresa. Mas gestores lembrem-se de ajudar seus funcionários a se desenvolverem. Fomentar um ambiente de aprendizado é muito importante, nutra os talentos da equipe. Um bom profissional pode se sair mal na função errada, então cuidado nos desvios de função.

Isso irá fortalecer a relação de vocês e manter a todos motivado. E equipe motivada produz mais e você não sentirá a falta de pessoal para entregar o que precisa. Entenda as diferenças de cada um, de forma a estimular as entregas de acordo com o perfil de cada um. Como sempre falo não existem profissionais bons e profissionais maus. Existe é a pessoa com perfil adequado a tarefa.

70% dos problemas das empresas se concentra no pilar pessoas. Vou ilustrar essa conclusão pessoal com um gráfico de mapeamentos de time que demonstra claramente como a falta de um perfil adequado pode atrapalhar. Era uma empresa pequena composta de dois sócios, que acabará de demitir seu último funcionário.  Eles chegaram a ser em 5 (cinco) pessoas no time.

pilar-pessoas

Nesse mapeamento, demonstrando os perfis comportamentais, notamos claramente a ausência do perfil C (Comunicador). Eles precisavam de alguém no time que pudesse se comunicar melhor e, por conseguinte fazer suas vendas aumentarem. Esse foi um projeto que durou uma semana, mas mudou os rumos da empresa.

Além de saberem o que faltava no time. Eles tiveram a oportunidade de conversarem sem acusações mútuas e trabalharem num plano de ação para melhorar o desempenho da empresa.  Esse projeto já fez 4 (quatro) anos que foi implementado e a empresa continua bem. Como toda empresa eles ainda fazem mais com menos, e garantem os resultados dos seus negócios.

E você está esperando o que para começar a mudar hoje mesmo? E fazer mais com menos.  Pense nisso e estamos aqui para ajudar!

Siga-nos no Instagram!


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!