Existem assuntos que ouvimos e lemos diariamente que não são novidades e que a cada leitura parecem fazer mais sentido. No meu caso um desses assuntos é sobre projetos. Li outro dia que ao iniciar um projeto é fundamental garantir o controle de todos os fatores que permitam a sua realização ao tirá-lo do papel. Ao ler isso comecei a acreditar que apenas super-heróis podem sonhar e realizar seus sonhos. No mundo globalizado de hoje não conseguimos controlar todos os fatores, podemos mapeá-los e planejar uma forma de mitigar o impacto. Mas eu acredito que três fatores precisam se juntar para a realização de um projeto: Talento, Trabalho Árduo e o Sonho.

Alguns amigos diriam que sorte é um fator importante, na realidade se o seu projeto* depende de sorte, desista dele. Tem uma frase do Ralph Waldo, poeta e filosofo que diz “Homens superficiais acreditam na sorte… Homens fortes acreditam em causa e efeito”. Então me desculpem por deixar a sorte de fora, eu prefiro focar no princípio de ação e reação, no plantar e colher.

Apenas acreditar num sonho não o torna real, querer não o faz acontecer, apesar de ser importante querer realizar. Porém realizar um projeto requer trabalho e dedicação, saber das dificuldades e capacidades que se tem, requer encarar a realidade e acreditar em seus valores pessoais mais profundos. Quanto maior o sonho que se tem, mais árdua será a caminhada rumo à realização, e os obstáculos do projeto serão mais numerosos do que inicialmente se imaginou. Desvios acontecerão muitas vezes, já que a vida não é uma estrada reta, ela tem curvas, esquinas, acostamentos, pedras, tropeços, choros e vitórias. O autoconhecimento ajuda a identificar os desvios de rumo.

Um desses desvios pode estar ligado ao seu talento, ninguém conhece tudo sobre todos os assuntos. Encare seus pontos fortes e então analise se realisticamente seu sonho está em congruência com seu talento. Se há uma distancia significativa, você precisa reconhecer e suprir isso através de alguém que complemente esse déficit. Ou ainda, pode precisar apenas ajustar o foco do seu projeto. Mas é importantíssimo antes de qualquer coisa que você ame o que faz e que lhe seja muito natural na execução.

Saber o que te faz levantar todos os dias da cama e lutar, mesmo quando o clima não está bom e o tempo contra você, traz um retorno muito maior do que qualquer soma de dinheiro que tenhas imaginado receber. E isso me leva a outro ponto importantíssimo, nunca faça nada apenas pensando no retorno financeiro. Agindo de forma consistente e com base em seus pontos fortes, o retorno financeiro acontecerá, mas o ganho obtido com a realização de um sonho é muito maior.

“Se você está trabalhando em algo excitante e de que gosta muito,
não precisa ser empurrado. A visão o empurra.”
–Steven Jobs

Retornando ao tema do artigo anterior, vou continuar escrevendo sobre mais alguns fatores que impulsionam ou limitam a caminhada rumos aos resultados.  Um deles é a paixão que seu sonho deve gerar em você.   Essa paixão pode ser traduzida pelo entusiasmo que lhe dá energia e foco no presente, força para o futuro, e se torna enfim o combustível para a conquista dos resultados, mesmo quando tudo parece fugir do planejado. Talento, trabalho árduo e o sonho precisam ser alimentados por essa paixão, afinal ela impulsiona a saída da zona de conforto.

Cuidar dos talentos necessita de constante investimento de tempo e dinheiro.  Aprimore os conhecimentos e competências essenciais para a conquista do seu sonho ou projeto e desenvolva outros, assim novas possibilidades se abrem para o alcance do sucesso.  Disciplina, foco e constantemente revisão do plano, afinal o plano só se realiza se você estiver comprometido com ele.   Talento e paixão torna-se uma combinação explosiva e propulsora de resultados, já que trabalhando no que se gosta, até o trabalho mais difícil se torna uma grande diversão.

Responda mentalmente: “Para realizar meu sonho ou projeto eu abriria mão de outra coisa importante em minha vida?”, se sua resposta é sim, então você está em vantagem diante de sua conquista.  Não dá para evitar os comentários negativos, mas lembre-se ninguém além de você pode viver a sua vida e conquistar o seu sonho.  Então assuma o controle e faça o que você deseja de verdade, não tenha medo de ser diferente.  O seu sonho é seu, não espere apoio total das pessoas para realiza-lo, isso pode não acontecer.  Eu constantemente lembro-me da história de alguns homens como eu e você que tentaram muitas vezes, antes de serem bem-sucedidos.  E eles muitas vezes estavam em situações bem mais adversas, dentro de contextos históricos e sociais limitantes, mas perseveraram e conseguiram.

Costumo refletir e questionar se a zona de conforto não seria outro fator limitante de sonhos.  Explico melhor, é fácil se acomodar com uma posição segura de trabalho, a vida estabilizada e totalmente organizada, contas pagas e uma rotina estabelecida.  Então o sonho fica lá esquecido no fundo de uma gaveta, esse fator pode ser mais comum do que se imagina de manifestar-se.

A estratégia definida de trabalho faz com que seu estágio passe de sonhador para implementador.  Para se definir uma estratégia, é necessário o autoconhecimento e compreensão do que se quer como meta de.   Somente após essa fase é que se tem clareza de onde se está e o caminho necessário para o alcance dos objetivos desejados, ou seja, o sonho.

Em gestão de projetos há as definições de entregáveis, na realização de um sonho é importante estabelecer os entregáveis intermediários.  Assim é possível saber em que ponto se está na jornada rumo aos resultados.  Definindo as ações e as entregas se obtêm sempre algum resultado, mesmo quando não se tem ainda todos os detalhes de como executar.  O importante é não ficar parado.

Com todos esses fatores devemos sempre se lembrar de nunca esquecer que todos os sonhos se encontram fora da zona de conforto, e o preço inicial está exatamente em abandonar essa zona para conquistá-los.  E você onde está?!

* O projeto trata do plano rumo a realização dos sonhos.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!