Começar e ir bem no seu negócio é o objetivo de 10 entre 10 empresários e empreendedores que decidem investir num novo negócio.
Por isso é fundamental desenvolver o pensamento estratégico. Se você iniciou um negócio ou ele já existe há algum tempo, alguns pontos devem estar no papel. Eles servem de linha mestra para todas as estratégias e ações que virão à medida que seu negócio cresce.
É mais comum do que se imagina, negócios criados no calor do momento, mas que nunca foram planejados. Alguns empresários se sentem sozinhos e diante de tantas tarefas do dia a dia, não param para estruturar seus negócios. Alguns possuem sites lindos, estão bombando de seguidores nas redes sociais e até possuem um faturamento legal. Mas sem avisos, o faturamento cai drasticamente e você fica se perguntando o que está acontecendo.
Chego geralmente nessas empresas quando os sócios estão quase se “matando”, um acusando o outro pelo que não deu certo. Na hora de conversar com os funcionários, você começa a descobrir que ninguém se entende. E você descobre que eles nunca sentaram realmente para planejar o negócio. A culpa é dos dois e se logo eles entendem isso, podem cresce. Mas há os que não querem evoluir.
Vou dar um exemplo diferente, apenas para não expor nenhum cliente. Mas tem o caso do cara que começa vendendo sanduíches, daí ele consegue uma grana a mais e vê que pode vender suco também. Daqui a pouco ele tem doces, salgados e mais uma infinidade de coisas para vender. No final os sanduíches que eram ótimos não são vendidos mais. E ele não tem mais os clientes que tinha antes.
Não quero dizer que aqui tem a solução de todos os problemas, mas tem o norte do seu negócio. Esse norte é o que direciona a todos e não te deixa desviar. Se seu objetivo era atrair clientes que gostavam de sanduíches, qual a razão para não vender mais? E ninguém consegue te explicar a decisão da mudança, tem um problema claro de direção.
Não falo isso para desanimar, mas para te impulsionar à esse momento de reflexão se você se sente meio perdido no seu negócio. Quer melhorar e crescer, então que tal pegar o lápis e papel para começar agora mesmo e aproveitar essas dicas?! Vamos lá:
- Missão
É o referencial máximo para as ações que serão implementadas no decorrer da sua trajetória como empresário. Pense na missão como o papel mais nobre que sua empresa desempenhará para a sociedade, clientes e parceiros de negócio. É a razão da existência da empresa e dos funcionários contratados. Se essa missão não pode ser cumprida, não tem sentido a contratação de pessoas e a abertura de uma empresa. Fechem as portas e dispense todos.
Essa é a ideia central de qualquer negócio, a sua missão. Ela pode mudar com o passar dos anos. Nada te impede de começar com uma missão regional e depois expandi-la para atender ao território nacional, continente ou o céu é o limite. O que importa mesmo é que a missão te impulsione a ser o que você sonhou quando abriu o seu negócio ou assumiu um projeto.
- Visão
Representa de forma sucinta um conjunto de objetivos, metas e alvos que uma empresa ou empresário quer alcançar no futuro. Porque precisa ser sucinta? Para que se torne de fácil disseminação entre todos os que ali trabalham, fornecedores e clientes.
Essa visão precisa ser desafiadora e ter como horizonte o longo prazo. Se for muito simples de ser atingida, não inspirará aos funcionários a serem os melhores no que fazem. Sempre é bom deixar a ideia de desenvolvimento e superação. E no momento em que a visão for alcançada, revise-a colocando novos alvos.
Com esses dois itens definidos e escritos, lá vão minhas perguntas:
- Qual a razão de ser do seu negócio?
- Quem somos (quanto empresa)?
Se você respondeu bem a essas questões que tal avançarmos? Vamos em frente, pois acomodação é sinal de pré-falência e você não quer isso para o seu negócio. Ou quer? Agora vamos tratar de valores, crenças e paradigmas.
- Valores
Representam os princípios, crenças, diretrizes e paradigmas que orientam o comportamento e atitudes das pessoas no âmbito pessoal ou profissional. A empresa por ser formada por pessoas, carrega em sua essência os comportamentos e atitudes dos seus fundadores e gestores.
Pense na forma que sua empresa será conhecida e reconhecida pela sociedade, canais de comunicação e funcionários. Ela é uma empresa integra? Respeita o meio ambiente? Cumpre com suas obrigações legais? Desenvolve seus colaboradores? Arca com suas responsabilidades fiscais e sociais?
Alguns empresários descobrem, em momentos de crise, que as barreiras do crescimento das suas empresas são eles mesmos. Seu modelo de gestão impacta significativamente nos resultados e só se dão conta disso quando é muito tarde.
- Objetivos e Metas
Podemos entender objetivos como um conjunto de alvos determinados para um certo tempo e que dá um senso concreto ao plano de negócios. É como estabelecer uma forma real de medir o que até então era algo abstrato como uma ideia de uma empresa, produto ou serviço.
Metas são as quantificações dos objetivos para que eles possam ser medidos e acompanhados através de fatos. Muitas vezes vemos essas palavras serem usadas como sinônimos, mas elas são diferentes e quero exemplificar.
Objetivo – Melhorar sensivelmente meu nível de saúde;
Meta – Atingir os padrões ideais no meu exame de sangue daqui a um ano;
Não existe uma regra, mas são conceitos que farão uma grande diferença para que seu negócio cresça e desenvolva novas oportunidades de mercado. Mesmo que esse negócio hoje seja um plano B de carreira, é importante ter foco. Por menor que um negócio seja, ter de forma clara os objetivos que queremos é meio caminho para o sucesso.
Estou torcendo pelo seu sucesso e do seu negócio! Se essas ideias te ajudaram, compartilha com outros que também precisam. Te convido a participar do grupo Agile Coaching e montar um negócio de sucesso com nosso acompanhamento por 3 meses.