Indecisao-bannerOlhando a economia, as pessoas estão se perguntando o que fazer de diferente.  A verdade é que não deveria ter nada a ser feito de diferente, se fizéssemos tudo certo sempre.  Não é porque a crise bateu que temos de mudar o modelo de consumo, mas estabelecermos bons hábitos. Hábitos que nos permitam passar pela crise sem mudar nada quando ela chegar.

Como gosto de história e meu esposo é economista, lembrei de uma conversa sobre Abraham Lincoln[i], que em 1865 formulou os quatro elementos da prosperidade, palavras muito interessantes que caem muito bem para os dias de hoje:

  • Não criarás prosperidade se desestimulares a poupança;
  • Não criarás estabilidade permanente baseada em dinheiro emprestado;
  • Não evitará¡s dificuldades financeiras se gastares mais do que ganhas;
  • Não poderás ajudar os homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios.

Os itens acima estão bem ligados ao planejamento financeiro pessoal. Começaremos então ajustando as contas, procurando não fazer dividas, renegociando as dividas existentes e economizando no que for possível.  Eu mesmo essa semana acabei de fazer uma revisão no planejamento financeiro e as primeiras ações já foram tomadas para reduzir algumas contas.  Sim planejamento financeiro, sou super fã de orçamentos anuais domésticos, minha super planilha de custos anuais, me permite saber para onde vai o meu “suado” dinheiro.

Com o acompanhamento das contas, é possí­vel definir quanto preciso e quais os caminhos de economia. Você pode estar se perguntando: “e se algum imprevisto acontecer?” Ai mesmo é que ela funciona bem, pois vou saber o que preciso ajustar.  Mudanças de hábitos não são simples e requerem disciplina, por isso comece logo. Dizem que 95% das famí­lias americanas fazem planejamento financeiro anual. Segundo o PC Brasil, 81% dos brasileiros não possuem um planejamento financeiro para suas vidas.

Se você é um empreendedor ou empresário além do que falamos acima há diversos fatores a serem avaliados como: preços atrativos, diferenciais nos serviços prestados e nichos de mercado para atuar de forma a manter seu fluxo de caixa em tempos de recessão, mas aí já é um outro post.

Então não tenha medo de mudar, aprender e descobrir novos caminhos para superar os obstáculos.

===== [i] 16º presidente dos Estados Unidos


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!