Como construir um time é um dos grandes desafios dos gestores, Passa pela administração das expectativas e o alinhamento da comunicação estratégica entre eles.  Tanto as empresas quanto os colaboradores possuem valores, anseios e culturas. Quando bem trabalhadas fazem a diferença nos resultados. Por isso muitos gestores se sentem pressionados, pois não é tarefa fácil de se realizar.

Comprometimento individual a um esforço conjunto isso é o que faz um time funcionar, uma empresa funcionar, uma sociedade funcionar, uma civilização funcionar.

Vince Lombardi

Se observarmos os times esportivos, identificamos que cada um tem uma posição dentro do campo ou da quadra. E se movimentam fazendo o que deve ser feito.  Após a fase de conhecimento das pessoas da equipe. Chegou a hora de traçar um plano para fazer sua equipe se comportar como um time homogêneo apesar de todas as diferenças entre eles.

Você está pronto?  E a sua equipe está preparada para trabalhar em conjunto? Possuem o objetivo de atingir as metas propostas pela empresa? É preciso descobrir isso e começar a desenvolver neles o desejo por esses resultados. Faça-os pensar e agir com coordenação e sentido de unidade.

Passo a Passo

  • Publique a missão e visão da sua empresa dentro da sua área.
  • Busque em uma reunião semanal pedir que em conjunto vocês elaborem uma missão e uma visão para o time de vocês.  Essa missão e visão precisam estar alinhadas a da sua empresa.  Uma vez definida, digite e crie um quadro para cada um do seu time.
  • As estrategias e os incentivos comportamentais são de fundamental importância. Use-as na busca de criatividade, inteligência e conhecimento para alavancar os resultados de uma organização.
  • Que tal agora a tarefa de entender os objetivos da empresa e as metas definida para o ano. Peça ideias a eles em um brainstorming, veja como se saem, lembrando sempre de que tudo deve ser alinhado à empresa.
  • Sabe aquele caderno onde você anotou os resultados do seu primeiro encontro? Então use ele aqui novamente. Preste atenção nos comportamentos, nas ideias, nas reações uns dos outros, em como formam suas opiniões, quem fala, quem se omite, quem apenas acompanha, quem lidera, enfim comece a observar seu time como potenciais candidatos a sua cadeira.  Sim, isso mesmo, todo gestor precisa de um substituto, ou você não quer sair de férias?

Abaixo quatro pontos importantes para fazer um brainstorming, se quiser saber mais, de sucesso com o seu time:

sem-titulo

Tenho certeza que no final desse encontro eles se sentirão mais comprometidos com o resultado e você terá construí­do as bases do seu time. O envolvimento deles nos assuntos e no compartilhamento das responsabilidades farão com que se tratem como um time, pois agora há um elo entre eles, a meta de resultado definido pela empresa.

Que tal colocar isso em prática agora mesmo? Construa um time e me conte como foram as etapas, seja por e-mail ou comentário aqui no nosso blog. Tire uma foto da sua equipe e publique em nossa fanpage.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!