O BSC é um sistema de suporte a decisão estratégica para mensuração de desempenho sob quatro perspectivas.
São elas:
1 – Perspectiva Financeira – Responde a como enxergamos nossos acionistas, quais as aspirações em termos de retorno do investimento realizado, as taxas de crescimento, relacionamento com investidores e outros objetivos financeiros estabelecidos e alinhados as diretrizes estratégicas.
2- Perspectiva do Cliente – Responde como os clientes nos percebem e de forma objetiva medem esses resultados como satisfação, fidelidade, retenção, captação e lucratividade. Os clientes são a razão da existência de um negócio e por isso os gestores precisam ter objetivos específicos de acordo com seu segmento de mercado.
3- Perspectiva de Processos – Responde que processos internos agregam valor. Identificando as necessidades dos clientes, o mercado em que se está inserido é possível idealizar produtos e serviços que atendam a demanda do seu cliente. Em termos de processos operacionais deve avaliar a geração dos produtos ou serviços e como eles chegam aos seus clientes. E por último e não menos importante avaliar a satisfação do cliente e poder prestar suporte conforme combinado.
4- Aprendizado e Crescimento – Responde se somos capazes de sustentar e inovar em nosso negócio. Através de um programa de comunicação que compartilha com todos os colaboradores as estratégias, os objetivos e as metas que todos seguirão para serem bem-sucedidos.
Quem implementa a metodologia BSC em sua organização, tem os seguintes objetivos em mente:
- Tornar-se orientada para o cliente
- Aumentar a qualidade
- Reduzir o tempo de resposta e lançamento de novos produtos
- Privilegiar o trabalho em equipe
- Gerir uma empresa a longo prazo
A construção do BSC funciona como um painel de controle dos indicadores que permitirão: localizar problemas, definir rotas e antever imprevistos. Ou seja, saber para onde caminha a empresa. Mas esse já é um papo para outro post.