Quero compartilhar três passos fundamentais para construir uma comunicação eficiente, esteja aonde estiver.

1º Passo: TENHA ATITUDE
É preciso decidir aprender, praticar e ter muita disciplina. Com estes ingredientes é possí­vel ir longe.  Planejar a apresentação de forma a amortizar as perguntas audaciosas, mas ter jogo de cintura para os improvisos.

2º Passo: DE BEM COM VOCÊ
Estar de bem consigo mesma é essencial para uma comunicação eficiente. A pessoa que está bem demonstra isso no rosto, no corpo e na voz. Portanto, conheça muito bem o assunto sobre o qual vai falar, sinta-se em harmonia e tome cuidado com gestos exagerados ou extremamente contidos. O segredo está no meio termo. O equilí­brio é a chave.  O desenvolvimento da consciência traz também o conhecimento dos limites e a decisão em quebrá-los. E aí­ entra o tal do medo, que é um dos maiores vilões da arte de falar bem. Insegurança, ansiedade e timidez também são pontos a serem vencidos.

3º Passo: DOMINE O ASSUNTO
Primeiro você deve dominar o assunto sobre o qual irá falar. Depois, com sensibilidade, você deve adequar seu discurso a cada plateia. Deixe o coração falar. Seja natural. É fundamental conhecer seu público alvo. Quando o público quiser interagir aja naturalmente. Saiba falar sim e não. Uma pergunta apropriada poderá enriquecer ainda mais o seu discurso. Apenas tome cuidado para não se perder. Tenha na mão uma ficha com palavras e dicas que podem ajudá-la a retomar de qualquer ponto onde tenha parado. Agora, se você não sabe responder à  pergunta,  fale a verdade sem medo e sem vergonha. Ninguém sabe tudo, felizmente. Demonstre boa vontade e empenho em pesquisar e responder depois.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!