Quais os fatores críticos para o sucesso da sua empresa? De um forma geral todo empreendedor ou empresário tem os mesmos objetivos que são conquistar mais clientes e clientes que comprem mais seus produtos e serviços.

Com esse comportamento temos o estabelecimento de uma relação sólida, em que esses clientes se transformam em fãs e recomendam seus produtos e/ou serviços.

Para conquistar esses resultados, algumas estratégias são implementadas por eles, tais como: publicidade, networking de referências, parcerias, aliança estratégica e aumento da força de venda.

O foco de todas essas ações é criar novas oportunidades de negócios, já que conhecer novas pessoas aumentam as possibilidades de se estabelecer novos relacionamentos e conquistar a confiança dessas pessoas para que possam adquirir o que você tem a oferecer.

É comum a área comercial pensar e estabelecer quantos leads, prospects e clientes precisam conquistar todos os meses. Mas ao estabelecer uma boa estratégia comercial alguns outros pontos precisam ser considerados. São eles:

Buscar conhecer mais pessoas, de preferência de forma presencial, preparar-se para esses encontros entendendo os interesses das pessoas com que se encontrar, tenha uma atitude positiva e atenciosa com todos para construir uma relação de confiança ao ouvir seus anseios e desejos.

Ao conhecer uma pessoa, tente mandar um e-mail 24 horas depois cumprimentando ela, se colocando a disposição e trocando até alguma informação util a essa pessoa.

Em até 7 dias busque se conectar a ela pelas redes sociais apropriadas, eu particularmente uso muito o Linkedin para os contatos profissionais.

Se possível em até 30 dias marque uma visita para conhecer mais sobre o que a outra pessoa faz e/ou apresentar sua empresa. Há muitas pessoas que gostariam de conhecer outros negócios e entender como funcionam.

Uma vez na visita o importante é conhecer as necessidades do seu interlocutor e oferecer o que for preciso para ajudá-lo, por isso ter uma rede de parceiros ajuda muito você a ser útil a todos os seus contatos.

Aproveite essas dicas e bons negócios


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!