Depressão tem cura, e em estágios mais leves a superação começa com pequenas ações. No artigo passado deixei uma avaliação baseada na Escala Zung, sobre depressão.  Se você descobriu que sofre de depressão e quer começar a aliviar esse peso emocional que rouba as suas forças.

Então entenda, relate e resolva. Ressignificando cada medo e/ou resistência que se criou em sua mente. Pois na depressão você tenderá a se isolar e dizer não posso para muitos convites. Como trabalhar cada um deles quando você estiver sozinho e começar a reprogramar sua mente.

Com esse simples exercício, você pode começar. Senão resolver em todas as situações, não desanime. A cada reprogramação mental que você obtiver êxito, comemore. Vamos lá:

  1. Pense nas coisas que você diria não posso. Exemplo: Eu não posso ir trabalhar.
  2. Reescreva mudando de eu não posso para eu não quero. Exemplo: Eu não quero ir trabalhar.
  3. Diga isso em voz alta para que você se escute.
  4. Observe e procure entender o que é medo e/ou resistência.
  5. De 1 a 10 quão grande é esse medo e/ou resistência. Sendo 10 o máximo da resistência.
  6. Avalie se você pode mudar isso, perguntando: “Eu posso ser maior que esse medo e/ou resistência? ” Repita esse passo até que sua resistência chegue a zero.
  7. Pense naquela frase “Eu não posso…” novamente. Que sentimentos e emoções você sente agora: aprovação, empoderamento, controle, segurança, etc. Pergunte-se novamente:
    “Eu poderia ir trabalhar?”
    “Se for possível eu ir, eu iria?”
    “Quando eu gostaria de ir?”
  8. Agora reescreva a frase mudando de “Eu não posso… “ para “Eu posso”. Exemplo: Eu posso ir trabalhar.
  9. Pense de 1 a 10 o quanto você se sente confiante em fazer o que determino?
  10. Repita o processo até chegar a 10. Sendo 10 o máximo da sua confiança.

Esse é um exercício que recomendo até para quem não tem depressão. Pois ele trata de reprogramação mental de medos e resistências em qualquer momento da vida. E é um grande aliado para quem sente o peso emocional esmagador da depressão.

Se você conhece alguém que precisa de ajuda, comece com esse exercício. Você quer fazer ele para reprogramar você? Busque suporte em um amigo ou familiar próximo, e siga em frente.

Quando pensar em desistir leia essas pequenas mensagens que escrevi. São tweets que ao longo de 12 anos escrevi para mim mesmo, quando precisava de forças para seguir em frente.

A vida tem momentos de dificuldades e mesmo se sentindo sozinho, uma palavra pode mudar tudo.

Siga-nos no Instagram!


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!