Por ser tão frequente e comum na vida de muitos, a depressão é conhecida como a “gripe” da psicologia. No início de 2016 li numa reportagem que citava uma estimativa da Organização Mundial da Saúde que haviam 350 milhões de pacientes com depressão. No Brasil ouvi diversos casos de pessoas em estado de depressão profunda, inclusive próximos de onde moro.

A depressão é difícil de definir, seus sintomas, no entanto são fáceis de identificar e por isso são amplamente divulgados. Porém ao estudar sobre o assunto cheguei a uma definição interessante que quero compartilhar.

Depressão é um peso emocional esmagador, de total falta de esperança e incapacidade de lidar com a vida.

Muitas são as causas desse peso emocional na vida de quem o sente. A falta de sono, alimentação imprópria, diabetes, desequilíbrio hormonal e tumores são algumas causas físico-hormonais. Mas há questões de saúde emocional, como traumas e experiências negativas como abuso ou rejeição, que se não tratadas levam o adulto a depressão.

Perda de um ente querido e divórcio, bem como a incapacidade de mudar o curso dos resultados obtidos com suas ações, nos casos de desemprego prolongado, deixam as pessoas mais propensas a verem o lado negativo da vida o que leva a casos de depressão. Nas questões profissionais é comum situações de pressão por resultados de forma intensa e contínua que sugam a energia das pessoas, deixando-as frustradas, ressentidas e até desesperançadas.

Esse quadro resumido que descrevi das causas desse peso emocional esmagador diminui a qualidade de vida de quem a carrega, e provavelmente diminuirão os anos de sua vida também. Por isso é preciso tomar medidas urgentes afim de entender, expressar e resolver essa doença. Sim a depressão é uma doença e precisa ser levada a sério.

Entender esse peso esmagador é complexo e provavelmente ajuda profissional será necessária para entender a causa raiz da depressão. É sempre importante ter em mente que muitos tratamentos são demorados, mas não há uma regra que determine o tempo do tratamento. Eu aconselho sempre aos clientes anotarem em que momentos sentem mais esse peso durante o seu dia.

Expressar é algo muito importante no processo, pois quando colocamos o que estamos sentindo para fora, entendendo a responsabilidade sobre as próprias emoções, começamos a tirar do inconsciente esse peso. Então virão as ações para essa mudança de emoções, tirando as de peso esmagador, por emoções saudáveis.

Para quem está em depressão ou quem não quer pegar essa “gripe” psicológica comece a mudar hoje mesmo, não se imponha metas difíceis e não se cobre demais, busque pessoas que caminhem junto com você em seus projetos e planos, aprenda a falar não para aquilo que não te agrada, pratique exercícios físicos (nem que seja uma caminhada leve de 30 minutos por dia), se estiver num momento de muito peso evite tomar decisões importantes, medite e ore (orar é conversar, é abrir o coração) e por mais piegas que possa parecer, pense positivo.

A depressão tem diferentes intensidades (leve, moderada e grave) e duração (aguda, recorrente e crônica). Não importa qual delas te acometa, ela não deve ser sua companheira eterna e roubar sua qualidade de vida. Busque ajuda e viva bem!

Siga-nos no Instagram!


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!