Eu quero. Eu posso. Eu consigo. Não é um mantra para você ficar repetindo e que faz você conseguir tudo o que deseja. Mas um exemplo de como programar sua mente para o que deseja. Então vamos refletir?!

Até onde você quer chegar? O que você quer deixar de legado? Que contribuições você quer deixar para a sociedade? Já parou para pensar sobre essas questões. O grande problema é que muitas pessoas nunca pararam para pensar sobre essas questões. Para quem deseja e quer algo, conseguir conquistar começa na definição exata do que se deseja.

Quando estamos no dia-a-dia correndo para fechar o faturamento é até complicado parar e pensar nessas questões. Falo isso por empreender já tem um tempo, antes mesmo da Tecnologia Humana. Muita gente que me conhece da área de Tecnologia da Informação me pergunta como veio a ideia de montar a empresa.

A realidade é que eu já ajudava muitos amigos com dicas profissionais, indicações de negócios e ajudava tantos outros em questões de foco, empoderamento e autoconhecimento. Fazia isso pela amizade e o desejo de ajudar as pessoas, algo que sempre tive dentro de mim. Nunca cobrei por esses atendimentos, apesar de alguns me darem presentes lindos por gratidão.

Quando decidi fazer minha pós-graduação em gestão de pessoas com coaching, meu professor me aconselhou a parar de fazer isso sem cobrar. Eu fiquei pensando muito sobre isso, lógico que ele estava certo, eu poderia unir minhas especializações e ter uma empresa para ajudar outras empresas e profissionais.

Essa ideia foi amadurecendo à medida que os meses foram passando e pude sentar e criar meu plano de negócios. Aliando essa especialização a outra que tenho de gestão empresarial, ficou óbvio meu foco de atuação no âmbito de negócios e profissional. Então foi questão de arregaçar as mangas e fazer acontecer.

Lidar com as minhas crenças limitantes a medida que as questões iam surgindo. Buscar novos conhecimentos, habilidades e técnicas fizeram uma grande diferença. Eu vejo o resultado após 4 (quatro) anos de empresa, o quanto evoluímos. E pensar que meu primeiro pensamento foi: “Ninguém vai querer pagar pelos meus serviços de consultoria!”

Escrevo essas coisas para falar que se você quer, você pode e vai conseguir alcançar seus resultados. Todos os resultados são gerados por nossas ações. E essas ações são influenciadas pelas nossas crenças, que são formadas com uma carga de sentimentos, produzidas em nosso cérebro. De maneira consciente ou inconsciente nossos pensamentos ativam sinapses neurais.

Sem que nos demos conta esses pensamentos podem influenciar negativamente as ações e, por conseguinte os nossos resultados. Já atendi muitos profissionais que tinham uma comunicação verbal e interna também muito negativa. E elas nem se davam conta. Mas durante nossos encontros em que a atenção está totalmente focada no cliente, você consegue identificar essas frases que traduzem experiências que habitam no inconsciente de cada um.

Identificando as frases, é possível identificar a história e a crença que se formou a partir dela. Crenças boas nos impulsionam e permitem alavancar os resultados. Mas aquelas que nos levam a resultados medíocres e conduzem suas ações ao fracasso, são crenças limitantes que precisamos eliminar. O reconhecimento delas é o ponto de partida para tudo.

Uma vez que haja a auto conscientização dessa crença limitante é possível trabalhar na reprogramação mental, resignificando essa crença. Não é possível voltar ao passado, e nem é parte do nosso processo analisar o passado (recomendo um terapeuta para isso e tenho alguns nomes para indicar), mas é possível sim entender o contexto onde isso aconteceu e redefinir na sua mente.

Quantas coisas “tolas” acontecem em nossa infância que nos atrasam sem percebermos. Seja um comentário da professora de que você não serve para nada, seja aquele relacionamento juvenil que não acabou bem, uma comparação feita pelo seu pai ou mãe entre você e seu irmão, etc. Enfim, pequenas palavras que se alojam na mente e nos momentos cruciais atrapalham nossas ações e nossos resultados.

O “querer” já te impulsiona fortemente para a conquista de algo. Mas quando você decide e verbaliza eu “posso”, um novo caminho neurológico se abre e você começa a agir. Isso se dá porque nosso próprio corpo começa a responder quimicamente a esse pensamento, permitindo você criar a convicção de que “consegue”.

Sabendo que tipos de ações limitantes associadas as suas crenças você comete, quando isso começar a rondar a sua mente, seu consciente vai trazer à tona essa lembrança do que você quer. Isso não é autoajuda, é a realidade da nossa consciência. Precisamos conseguir ativá-la de forma favorável ao nosso planejamento.

Ao estabelecer seus objetivos e metas, sua reação seguinte for negativa, do tipo: “isso é muito difícil”, “não sei como conseguirei”, “não tenho capacidade para isso”, etc. Está na hora de você começar uma reprogramação mental urgente. Infelizmente só dizer as palavras: “Eu quero. Eu posso. Eu consigo.”, como se elas fossem mágicas não adianta. Eu até que gostaria que fosse simples assim… #SQN.

De qualquer forma eu posso garanti que pode ser muito mais rápido do que você imagina quebrar o efeito negativo desses pensamentos.

Constelações sistêmicas, programação neolinguística, hipnose Ericksoriana e muitas outras metodologias e ferramentas podem ser aplicadas após o diagnostico estabelecido.

O que importa é a decisão de evoluir e querer ser um profissional, empresário e gestor melhor? Eu quero. Eu posso. Eu consigo

Estamos aqui, conte com nossos serviços, quem experimentou recomenda.

Siga-nos no Instagram!


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!