Vamos crescendo e amadurecendo, as experiências de vida vão se acumulando. Algumas boas e outras ruins. As ruins podem causar traumas, desilusões e mal-estar. Há aquelas que “varremos” para debaixo do tapete e não queremos recordar, mas foram vivenciadas. Essas se tornam limitadores invisíveis ao nosso desenvolvimento sem que nos demos conta.

Mais tarde, porém sem que venhamos a entender bem, elas começam a dar pistas de que não foram bem resolvidas. Seja pelo discurso pessimista, pela vitimização frequente, autocomiseração ou critica destrutiva, uma estrutura mental negativa se instala em todos os níveis da vida da pessoa.

Por isso desde muito cedo é importante reconhecer o que não te agrada, expressar isso e resolver (como citado anteriormente). A depressão surge muitas vezes desse peso limitador e esmagador que vai se acumulando. Há os que desenvolvam comportamentos auto sabotadores mesmo quando tudo deveria estar indo bem.

Imagine se ligar a esse peso de forma que você parece não conseguir mais viver sem ele. É assim que as pessoas em estágio crônico de depressão ficam. Por que elas querem? Não! Mas porque não conseguiram quebrar o ciclo da depressão ou não tiveram ajuda para isso. Pois é muito simples aos olhos de quem está de fora e ouvir dizerem que é bobagem e logo vai passar.

Mas nem sempre é simples assim, é preciso assumir sua responsabilidade no processo, mas é preciso sim que ela entenda as situações que desencadearam esse quadro. Não é possível apagar as experiências e os acontecimentos vividos, mas é possível sim ressignificar de forma racional e reprogramar sua mente para descobrir o lado positivo da vida e das situações que aconteceram.

Com isso quero te chamar atenção para alguns sintomas e detectar se eles fazem parte da sua vida ou de alguém próximo a você. São eles:

  • Humor melancólico, que nada e ninguém consegue te fazer sorrir e sentir-se melhor;
  • Frustração e abatimento profundo assumem todas as vezes que as coisas não vão como você espera, mesmo que você tenha se esforçado muito;
  • Vontade de chorar por horas, sem entender bem e por que, uma angustia e tristeza permanente;
  • Foco apenas nas coisas ruins e erradas ao seu redor, mesmo que todos estejam lhe dando aquela “forcinha” no que tens a fazer;
  • Não tem prazer ou gratidão por nada, seja tanto as grandes como as pequenas coisas boas que acontecem em na sua vida;

Muitos profissionais enfrentam a depressão de forma leve, mesmo sem perceber. Por acreditarem que se trata de uma desmotivação por uma tarefa que eles não gostam, ou por excesso de trabalho. Então te convido a um momento de auto avaliação, para que esse ano você faça diferente e tenha resultados excepcionais.

Eu deixei um teste disponível para vocês, é um caminho para entender alguns sintomas. Faça o seu que encaminho o seu diagnóstico por e-mail. Não deixe a depressão dominar sua vida, algumas ações simples podem trazer grandes resultados em sua vida.

Siga-nos no Instagram!


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!