Participei de uma atividade diferente esse mês de Janeiro, fiz uma entrevista para a TV falando sobre Mobilidade Social. Achei sensacional poder explicar o conceito e abordar a questão da mobilidade cultural. O bom mesmo é ver tanta coisa legal acontecendo e que sim, temos de aproveitar sempre para evoluir. É a tal da economia sustentável, da leitura sustentável, do trabalho cooperativo, da construção coletiva do comum, etc.
E isso se deve e muito a tecnologia, sou uma apaixonada por tecnologia. Sem o avanço da internet e dos computadores, a introdução desses elementos acima no nosso dia a dia seria demorada. Então o grande responsável pela mobilidade social e cultural sem dúvida é a tecnologia.
Talvez por isso a noção de tempo das pessoas de que as coisas estão mais aceleradas seja mais que uma percepção. Para as gerações anteriores a minha, é difícil acompanhar tanta evolução e informação. Na realidade às vezes me encontro ansiosa também para acompanhar, mas nada se compara aos mais velhos quando se deparam com autoatendimento no banco, no supermercado, pagando estacionamento, comprando ingressos para o cinema, etc.
Então me permito um exercício diário de parar e tirar um tempo para eu me encontrar comigo e extrair uma síntese diária do que aprendi de verdade. Isso tem sido um momento mágico de recarregar as energias. Assim posso em seguida começar novamente a fazer parte da construção coletiva desse mundo chamado internet. Sim nele eu posso compartilhar conhecimento, escrever e aprender, escutar e falar com uma diversidade cada vez maior de pessoas e com elas evoluir. São novos conceitos, novas formas de ver o mundo, interações mútuas cada vez maiores e mais ricas.
Por estar envolvida nesses processos de construção do conhecimento me sinto muito atraída por projetos interessantes que proliferam a todo instante, alguns que conheci e quero compartilhar e te convidar a experimentar:
– www.livralivro.com.br – site onde você pode trocar livros online, um ótimo espaço para quem gosta de ler. Pratique a leitura sustentável.
– www.globalvoicesonline.org – site que se propõe a observar e amplificar as vozes das blogesferas globais. São 190 autores localizados nas mais diferentes regiões do mundo falando sobre realidades culturais e regionais.
– Duolingo.com – onde além de aprender inglês grátis pode ajudar na tradução de textos para estrangeiros. Um processo de aprendizagem colaborativa.
– http://www.brasilmaisti.com.br/ – nesse site muito legal, além de ter acesso as vagas de TI, tem espaço de treinamento por EAD, e o melhor de tudo é um site que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) criaram. Visa três pontos essenciais da formação profissional: conhecimento, capacitação e oportunidades.