Sabe quantas vezes já precisei servir de mediadora dando suporte aos sócios? Em todos os processos de coaching de negócios, descubro ali um bloqueio de comunicação afetando o resultado da empresa. E adivinhem, geralmente isso fica evidente quando o resultado financeiro começa a cair.

O que os sócios não se deram conta é que o bloqueio da comunicação já existia antes. Mas como o faturamento estava bom, ninguém se deu conta de que não havia uma boa comunicação.

Se você ainda tem aquele modelo de gestão de cada sócio numa sala linda e isolada, quebre as paredes agora. Sócios precisam conviver, precisam gerir juntos, olhar os indicadores e relatórios juntos. Sociedade é como casamento, ou no seu você vive longe do cônjuge? Então porque se isolar do seu sócio.

Você pode estar pensando aí com seus botões de que sua sociedade não é bem o que você esperava. Que você gostaria de mudar de sócio. Quem sabe quebrar a sociedade e partir para outra. Talvez tudo isso sejam alternativas inviáveis e você vem levando a sociedade como dá. Mas paremos agora para pensar, porque não restaurar o diálogo e recomeçar juntos?

Não há terapia para casal? Pois bem, os negócios são seres vivos que trazem em seu DNA os comportamentos e características de cada sócio. É preciso se desarmar e pensar nesse “SER” empresa, que gera renda e emprego para profissionais que ali dedicam parte de sua vida. São como “filhos” dentro desse “casamento”.

Quando entro no processo de negócio, é para resgatar a comunicação entre os gestores. Ao estabelecermos o nível de comunicação entre os sócios e gestores, conseguimos aos poucos eliminar as percepções erradas, os mal-entendidos e filtrar apenas o que é gestão empresarial.  De posse disso um plano de trabalho pode ser estabelecido.

Mas precisa chegar nesse ponto? Claro que não. Avalie hoje mesmo como anda o seu nível de comunicação com o seu sócio ou sócia. Pode ser melhor? Precisa ser melhor? Como coaching empresarial sei que a afinação não é fácil de conseguir, mas o olhar externo abre novas perspectivas e fortalece laços societários.

Estamos disponíveis para te ajudar com uma avaliação do seu negócio hoje mesmo e alavancar seus resultados.

Siga-nos no Instagram!


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!