Aproveitando as férias de final de ano, coloquei a leitura em dia. E as mudanças organizacionais e questões de reconhecimento através dos modernos processos de avaliação (quantitativos e qualitativos) são temas que preocupam as organizações em todos os ní­veis. Afinal não há “bala de prata” que resolva a base de todos os problemas, a tal COMUNICAÇÃO.  E meditando sobre o assunto surgiu algumas reflexões.

Comunique bem para que possas liderar bem. Não há nada mais estratégico do que a comunicação dentro do contexto da liderança. A base da liderança é o exemplo, isso não significa saber fazer tudo, mas ter coerência em suas atitudes, ações e decisões. Mas toda liderança natural precisa ser aperfeiçoada e desenvolvida. É o conceito de auto mudança gerencial, no qual eu me aperfeiçoo e posso gerir melhor. Nesse conceito uma das melhores ferramentas é o feedback.

Feedback é uma mensagem reversa ou o exercí­cio da meta comunicação. Não entendeu, bem vou explicar melhor. Feedback consiste em informar uma pessoa sobre o seu desempenho com o objetivo de orientar e estimular ações de melhoria1, definição do Prof. Bernardo Leite, experiente psicólogo com anos de trabalho em gestão de pessoas.

Então se comunicação é falar e ouvir, então o feedback é uma reorientação dada a uma pessoa. Você fala e o liderado sai para a ação, no meio do caminho é necessário reorientá-lo, o problema é que a maioria dos lí­deres não verifica se comunicou bem da primeira vez e muito menos após um tempo.  O acompanhamento não é realizado, muitas das justificativas são a falta de tempo, pois realmente isso vai demandar uma agenda livre para reforçar os pontos de orientação.

É cada dia mais frustrante no final de um perí­odo pré-estabelecido, é apenas ter uma mudança brusca de direcionamento, sem que para isso existissem reuniões de acompanhamento e avaliações intermediárias. Ou ainda achar que está tudo claro, como se os liderados possuíssem bolas de cristal. O inverso também é verdadeiro.

Então por onde começar?  Antes de mudar de novo, reflita com algumas perguntinhas:

  • Que tal descobrindo quem você lidera?
  • O que você espera dos seus liderados?
  • Que resultado você almeja?
  • Como vais comunicar?  Que estratégia será utilizada para manter essa mensagem ativa na mente dos seus liderados?
  • Como vais acompanhar o processo e apresentar feedbacks?
  • Se necessitar mudar o rumo do processo, como será encaminhado?

1 II ENCAD RH apresentado no CRA-RJ 2011


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!