Já ouviu alguma vez alguém dizer “Fulano tem atitude”? Eu já ouvi milhares de vezes e também já disse milhares de vezes (risos). Mas o que é atitude? Segundo nosso adorável dicionário informal colaborativo e dinâmico, atitude significa, segundo o Leonardo (SP)[1]: “Jeito, posição do corpo: atitude graciosa. Exteriorização de um intento ou propósito, atitude hostil. Norma de proceder, comportamento.”
Todas as definições são realmente interessantes, e eu criei a minha própria definição, sim eu fui bem ousada e decidi co-criar uma definição de ATITUDE. Essa definição foi definida a partir das letras da palavra, que são fortes o suficiente para me darem esse grande insight. Atitude significa tudo o que buscamos para alcançarmos o sucesso pessoal e/ou profissional que tanto almejamos.
Ação em todos os momentos da vida, a inércia não nos leva a lugar algum. Viver esperando o amanhã, parar pensando no ontem, não nos faz crescer. Usar o instante presente e fazer dele o momento mais importante da vida. Agir como se amanhã o rumo das coisas pudesse mudar, pois ele pode sim mudar. E a única certeza que temos é de que tudo muda. Inclusive nós mudamos.
Ter propósito para acontecer. Fazer por fazer, gera qualquer resultado. Conhecer-se e saber a razão, o objetivo por que se age é fundamental para seguir em frente nos momentos de luta e de pressão. O propósito nos impulsiona a sermos melhores, nos acalenta em momentos de solidão, nos envolve nos momentos de monotonia, mas principalmente alimentam a nossa força.
Inspiração não é apenas uma palavra bonita, mas uma dádiva que todos temos e precisamos aprender a usar. Eu creio que cada um de nós é capaz de inspirar outra pessoa a fazer algo, seja para o mal ou para o bem. Lógico que torço para que todos inspirem sempre o melhor em outro ser humano. Buscar dentro de si uma ideia, opinião ou ainda nova percepção direciona-nos ao sucesso.
Trabalhar arduamente, sim mesmo o sucesso repentino, leva muitos anos para acontecer. Cada um de nós sabe exatamente há quanto tempo tem trabalhado para chegar a uma posição de reconhecimento e satisfação. Em muitos casos podemos ver pessoas que apenas depois de sua morte, conseguiram obter notoriedade dentro do que realizou em vida. O importante é não desistir, mas persistir até o fim, consciente de que você pode sim mudar o rumo das coisas no momento que decidir fazê-lo.
Unir-se a outros em torno de um objetivo ou propósito, torna a jornada mais fácil ou não. Mas com certeza acrescenta muita experiência a nos viajantes. Quando nos unimos a outras pessoas em busca de resultados maiores, somos surpreendidos com novas oportunidades, novas perspectivas e principalmente por novos conhecimentos. Não se consegue sucesso sem a ajuda de outras pessoas a sua volta, raras exceções conseguem isoladamente obter sucesso.
Doe seu conhecimento, sua experiência, sua espontaneidade, sua alegria e sua vida por esse proposito, não há nada mais gratificante. Um dos melhores conselhos que recebi esse ano do meu mentor foi o de compartilhar com o mundo a minha alegria e espontaneidade. Depois de ouvir isso dele, ouvi outro feedback de que eu era muito colorida. Então eu tive apenas de decidir, quem sou eu, o que eu quero compartilhar e de que forma colorida ou em tons de bege (risos). Mas o importante é doar-se, dedicar-se.
Evolução será a consequência de tudo isso. É como você quer ser lembrado depois que não estiver mais nessa dimensão. É o momento de refletir sobre os resultados que suas gerações colherão. Nem todos podem ter parado para pensar sobre isso, mas saiba que a nossa ATITUDE gera resultados que ecoarão por muitos anos ou não. Isso só depende de nós.