Motivação são motivos para a ação. E cada pessoa tem os seus motivos para levantar e ir trabalhar todos os dias. Para alguns pode ser pagar as contas do final do mês ou chegar a uma posição de liderança. Motivar não é tarefa fácil para nenhum gestor, afinal, o que funciona para uns não necessariamente funciona para outros.
Um alto salário não é fator suficiente para manter bons profissionais na empresa. As organizações vêm aprendendo a importância da valorização e do estímulo criatividade de seus colaboradores, com atitudes e práticas simples que geram resultados e satisfaçãoo para todos (líderes e liderados).
A oportunidade de desenvolver a troca de experiências durante um projeto  torna-se um grande fator de motivacional. Para os mais novos, pela oportunidade de crescimento e aprendizado; para os mais experientes, uma forma de compartilhar seus conhecimentos e perceber os resultados. “Também é necessário que as pessoas, em qualquer carreira, tenham paciência para avançar em cada fase, aproveitando o amadurecimento obtido em cada etapa”, esclarece a Master coach Renata Valéria Lopes.
Outras dicas de fatores que podem motivar os profissionais no trabalho:
Bom relacionamento no trabalho. Nada melhor do que contar com pessoas bem-humoradas, mesmo quando o assunto é complicado. Criar a cultura de discutir pontos de vistas diferentes sem perder o respeito, proporciona soluções mais eficazes do que em ambientes pesados.
Reconhecimento profissional não é sinônimo de recompensa. Muitas vezes, um agradecimento por algo realizado é bastante significativo. Ganhar o reconhecimento do gestor imediato por um projeto entregue diante da equipe tem um sabor especial. Quem não gosta de ser elogiado?
A possibilidade de trabalhar com o que se gosta não é para qualquer um. Muita gente não vê a menor graça no trabalho que desempenha. Entender o impacto das suas atividades nas pessoas e nos resultados da empresa ajuda. O profissional que vê sentido no que faz torna-se muito mais realizado e, consequentemente, acaba gostando mais do seu trabalho. Existem aqueles que desde o início amam o que fazem simplesmente por atuarem nas áreas que escolheram.
Flexibilidade de horário é um fator muito importante, principalmente nas grandes cidades. Permite a muitos pais conciliarem suas agendas a dos filhos. No caso dos solteiros, torna possível conciliar academia, curso ou outra atividade.
Inovação e criatividade são as palavras essenciais nas corporações mais antenadas. Para o funcionário se torna fator de motivação, pois proporciona a oportunidade de compartilhar opiniões, sugerir e falar o que pensa sobre os assuntos ligados ao resultado da empresa. Quem não gosta de saber que a sua ideia pode fazer a diferença onde trabalha?