Não é de hoje que ouço por ai sobre o stress da vida moderna. Então uma nova habilidade que se torna fundamental de ser desenvolvida é a de equilibrista. Afinal equilibrar nossos mil e um papéis diários é fundamental para viver melhor. Confesso que ainda estou aprendendo como me tornar uma “equilibrista” exemplar, mas o que aprendi até agora pode ajudar a você que me lê agora.
Então lá vai: Não deixe o trabalho roubar o tempo do lazer, da família e amigos. Tudo tem seu tempo e nada melhor do que separar uma agenda que contemple momentos de pura diversão. Afinal a mente precisa se distrair sim. Com o nível de exigência profissional cada vez maior, É comum o profissional lançar mão do seu tempo de lazer em prol do trabalho. Desconecte-se do trabalho e deixe sua mente descansar nem que seja um dia da semana.
Riqueza de informação, pobreza de atenção. Somos diariamente bombardeados de informações, se quisermos dar conta de todos os e-mails, noticiários, jornais e revistas teríamos de cancelar todos os demais compromissos. Então que tal estabelecer que informação é relevante para seus objetivos?! Outro dia fiz uma limpeza nas minhas assinaturas de newsletters diárias, não foi nada fácil selecionar. Mas valeu a pena ganhar quase 30 minutos diários a noite quando sento para ler os e-mails pessoais.
Que tal dar mais objetividade a sua agenda? Organize seus compromissos, deixando os problemas que ainda não existem de fora e filtrando as atividades que chegam. O conceito de urgência, importância e circunstancial ajudam muito nessa seleção. Esse ponto me leva a necessidade de dizer não. As prioridades em alguns momentos requerem uma boa dose de negociação.
Na vida profissional ou pessoal compartilhe as tarefas, abraçar tudo não é produtivo. Pode ser que outro não faça tudo de forma tão perfeita quanto você. Mas quem disse que tudo deve ser perfeito? Economize com isso tempo para se exercitar. Mesmo que no início você só tenha 30 minutos. Sua saúde agradecerá e logo isso se tornará um hábito.
Pratique a gratidão e medite. Esse é o momento do reencontro diário consigo mesmo e com Deus. O momento de recarregar as energias e ter uma boa noite de sono reparador.