No mercado globalizado de hoje é cada vez mais frequente encontrar profissionais com dois gestores. O modelo matricial demanda a gestão compartilhada. Isso acontece devido a necessidade de se ter maior controle do negócio. Especialmente com a expansão das operações para diferentes localidades em muitas Organizações.
Mas além da questão matricial, há também o caso de empresas que possuem dois sócios com liderança compartilhada. Com esse modelo avançando no mercado, me deparei em algumas conversas com alguns profissionais, que no momento possuem o desafio de ter dois gestores para prestar contas. E capturei alguns insights para esse post. Abaixo algumas reflexões:
A gestão matricial tira a autonomia do profissional. Muitas pessoas se sentem sem poder devido a prestação de contas dupla. Mas não confunda as coisas, a responsabilidade compartilhada não te exime da entrega de resultados. Sem dúvida esse é o melhor mensurador do seu trabalho.
Adapte-se ao modelo e desenvolva seu poder de negociação. Sair da empresa para ter maior controle não é a melhor saída, mesmo sendo para alguns muito difícil o processo de adaptação. A capacidade de lidar com dois gestores é demanda crescente nas Organizações.
Numa estrutura matricial a alocação das pessoas passa a ser por projetos e em alguns modelos por processos. Para quem lida bem com mudanças esse modelo é tranquilo, mas se o perfil comportamental do profissional não for flexível às mudanças, as dificuldades serão maiores para se adequar a esse modelo. Busque ajuda de um coach profissional e desenvolva a capacidade de lidar com mudanças.
Apesar dos líderes serem muito colaborativos, os profissionais precisam ser capazes de compartilhar suas decisões, dúvidas e preocupações com ambos. Então sim sua comunicação deve ser objetiva e focar o alinhamento entre eles, apesar de cada um provavelmente ter interesses em pontos específicos diferentes.
O individualismo num modelo matricial não tem muito espaço, a ordem é a colaboração. Se você quer crescer dentro de uma estrutura matricial, é importante o trabalho em equipe e o networking, mais do que você possa imaginar. É uma rede de pessoas que te leva para o topo da estrutura, mesmo que um apenas seja seu gestor formal dentro da Organização.
Alto nível de cobrança, sim você tem dois chefes agora e não adianta tentar esconder isso colocando apenas pontos positivos de uma gestão compartilhada. A grande verdade é que uma estrutura matricial requer profissionais que suportem pressão, proatividade e bom jogo de cintura. São dois gestores com perfis provavelmente diferentes.
Na hora de pedir aumento os dois precisam receber o pedido, mesmo que apenas um assine sua promoção ou aumento. Mas pode ter certeza que os dois irão definir isso juntos, pois um precisa do feedback do outro. E você precisa que os dois reconheçam seus méritos.
Conflitos são inevitáveis em qualquer estrutura e numa matricial não seria diferente. Então questões de conflitos cuja agenda oculta seja a disputa de poder, busque um profissional neutro dentro da organização para arbitrar o conflito. Se os seus gestores estiverem nesse jogo de poder, não se coloque no meio. Seja transparente com os dois, não tome partido e mantenha os dois cientes de seus passos independente de quem te passou a tarefa. É uma situação muito delicada, mas não se prejudique por causa de conflitos de liderança. E nem use esse conflito como pretexto para não entregar as metas estabelecidas.
Espero que esses pontos te ajudem caso você também. Esteja em uma organização matricial ou tenha apenas o desafio de responder a dois gestores.