Em meus processos de coaching, sempre brinco com meus clientes que não dá para separar o pessoal do profissional. Se você está com problemas em casa, ele vai junto para o trabalho. E entre uma tarefa e outra você se depara pensando no problema.
Então aqui vão algumas dicas espertas que podem ajudar:
- Evite falar demais e/ou se fazer de “coitadinho”. Todos possuem em maior ou menor grau algum problema pessoal. Então divida seus problemas com o menor número possível de pessoas no trabalho.
- Se possível em qualquer momento receba e faça telefonemas pessoais no celular. Dê preferência no horário do almoço ou nos intervalos para um café.
- Salvo em casos de morte, tenha sempre que possível um plano B, como alguém que possa ajudar a levar o filho numa consulta de rotina no médico, ajudá-lo em uma atividade doméstica, etc.
- Comunique ao seu superior imediato sempre que precisar alterar sua rotina de trabalho. Coloque-o à par da sua ausência e em caso de uma falta de concentração não interprete como falta de comprometimento.
- Em caso de despesas imprevistas, verifique se a empresa oferece algum tipo de auxílio para os funcionários. As vezes só a concessão de um empréstimo consignado com desconto na folha de pagamento, já ajuda e muito.
- Se você não está conseguindo sozinho lidar com os problemas que tem de enfrentar, busque um profissional que possa te ajudar.
- Doenças e mortes na família devem ser comunicadas ao superior imediato para que a empresa se organize durante sua ausência.
Essas são situações complicadas e que acabam deixando o profissional meio sem ação às vezes. Então ficam as dicas.