A pirâmide de Níveis Neurológicos é uma evolução do modelo da pirâmide de Maslow no qual o ser humano passa por sete estágios no seu processo de desenvolvimento. Stephen R. Covey, co-fundador da Franklin Covey, escreveu que a natureza humana é quadri-dimensional: corpo, mente, coração e espírito. Cada um desses sete níveis de motivação foca uma necessidade existencial particular e inerente à natureza humana.
Abraham Maslow, psicólogo americano, foi o pioneiro a quem se devem as pesquisas mais profundas sobre a natureza da motivação humana, suas abordagens sobre para a psicologia humanista e transpessoal nos levam hoje ao modelo acima, redesenhado por Richard Barrett, Robert Dilts e José Roberto Marques.
Cada um de nós é dotado de um índice significativo de motivação – do contrário não estaríamos aqui neste planeta, ou talvez nem estivéssemos ocupando o cargo que ora nos cabe na nossa organização, ou na sociedade. Será válido, contudo conhecermos a natureza da motivação que existe potencialmente em cada um de nós. Sim, pois à medida que crescemos e nos tornamos conscientes das nossas necessidades evoluímos ao alcance do que elas significam e representam nossa obtenção de um novo nível de consciência e, por conseguinte de nova necessidade.
Ambiente – É onde estamos inseridos, seus arredores, as pessoas e lugares onde interagimos com outras pessoas, as primeiras informações não apenas físicas, mas sociais e emocionais do ambiente e o contexto inicial do relacionamento estão nesse nível. Onde você vive, trabalha ou estuda? Como é a sua casa? Sua mesa é organizada?
Comportamento – Nossos comportamentos externos, o que se vê ou observa, o que se fala ou como reagimos quando envolvidos em uma atividade nos ambientes onde estamos inseridos. A interpretação e vivência nesse nível nos dá a percepção do que faço agindo ou reagindo dentro dos vários contextos da vida. O que você faz quando _____? Como você se comporta diante de ___?
Capacidades e Habilidades – Está muito relacionado com a forma que nos posicionamos no universo e evoluímos em direção ao nosso objetivo. As habilidades e capacidades emocionais, espirituais e físicas com que lidamos com problemas. O que você pode fazer para_____? Quais seus conhecimentos sobre _________? Como você utiliza suas habilidades em ________?
Crenças e Valores – Está associado ao que acreditamos sobre a nossa verdade individual, o que é possível ou impossível, necessário ou desnecessário, motivador ou paralisante. Porque esses valores, crenças, critérios e verdades sobre o munda e as pessoas nos permitem ou não conquistar resultados. Em que você acredita? Suas expectativas sobre uma situação?
Identidade – Está ligado ao senso do eu, da autoestima, de identificarem-se como responsáveis pelos acertos e desacertos das suas próprias vidas. Inclui a identificação com nosso trabalho, família, religião e como interpretamos os eventos dentro desses ambientes. Quem é você? Qual o seu papel no contexto familiar e profissional?
Afiliação – Trata-se de com quem compartilhamos nossos sucessos, sonhos, intimidades e pontos de melhoria. A diversidade de uma rede de contatos e o uso da força desses relacionamentos geram resultados que sozinho não seriam possíveis. O senso de pertencimento em um grupo onde o respeito impera as diferenças sócias, mentais e emocionais são valorizadas. Essas diferenças são fontes geradoras de novas e excitantes experiências de vida. Qual a diferença que você faz na sua própria vida, de sua família, dos seus amigos e no seu trabalho?
Legado – Trata-se do desenvolvimento espiritual, de uma visão ampliada de mundo, de proposito e da construção de um legado, algo capaz de transcender a vida e libertar as energias positivas que carregamos. Projetos significativos que são pessoalmente excitantes, contribuindo e abençoando a vida das pessoas. Por que você é quem você é? Como você se sente útil?
Todos os indivíduos que reconhecem a importância de cada uma dessas dimensões possuem um quadro de referência para a renovação equilibrada e se colocam no caminho da eficiência e do crescimento. São pessoas integradas e centradas em princípios e não em pessoas, organizações ou mesmo na família. Assertivas e disciplinadas sabem que precisam ter uma vida em ordem e reservam tempo para manter-se saudável.