“Os covardes nunca tentam, os fracassados nunca terminam, os vencedores nunca desistem.” Norman Vincent Peale

Outro dia me perguntaram se eu poderia exemplificar um lí­der que eu admirava.  E se eu poderia resumi-lo em uma palavra.  Eu não gosto muito dessa coisa de nomear para não ser injusta ou até mesmo causar polêmicas.  Me contentei em dizer suas caracterí­sticas e resumi-lo a palavra VENCEDOR.

Nas caracterí­sticas desse meu admirado lí­der estão caracterí­sticas de um ser humano, antes de mais nada, que possui mais pontos positivos do que negativos.  Mas ainda assim um ser humano. Que comete erros e pode sim ter momentos de fraqueza, mas que se apoia na convicção de que pode melhorar e que caminha rumo ao seu desenvolvimento.

Seu caráter deve ser decidido, uma pessoa que não faz corpo mole. Que não depende da opinião dos outros para perseguir seus sonhos. Ela toma posse do que é sua responsabilidade e responde por elas arcando com as consequências de suas escolhas.

Não tem medo dos obstáculos em sua jornada, mas se prepara fí­sica, intelectual, emocional e espiritualmente, para ter um perfeito equilí­brio entre corpo, mente, alma e espirito.  E por isso nunca perde território. Mesmo que para os outros, ele não esteja progredindo, uma coisa é certa, ele não desperdiça o que conquista. Sua ousadia está presente também em sua generosidade, de olhar ao redor e reconhecer que suas conquistas podem favorecer a outros.

Está sempre pronto a oferecer e compartilhar com quem o cerca os seus projetos e conhecimentos. Tem personalidade e por isso atrai outros para “lutarem” ao seu lado. Inspira e transmite confiança aos que estão em sua volta. Sua autoridade não está no grito ou no medo, mas na segurança de suas palavras e na coerência de suas ações. É diligente nos planos e disciplinado na execução.

Sendo assim eu e você podemos sim ter esse perfil. E para ser chamado de lí­der temos de vencer nossos limites e chegar ao padrão de excelência de quem admiramos.  Boa jornada para nós!


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!