equilibristaNão é de hoje que ouço por ai sobre o stress da vida moderna. Então uma nova habilidade que se torna fundamental de ser desenvolvida é a de equilibrista.  Afinal equilibrar nossos mil e um papéis diários é fundamental para viver melhor. Confesso que ainda estou aprendendo como me tornar uma “equilibrista” exemplar, mas o que aprendi até agora pode ajudar a você que me lê agora.

Então lá vai: Não deixe o trabalho roubar o tempo do lazer, da famí­lia e amigos. Tudo tem seu tempo e nada melhor do que separar uma agenda que contemple momentos de pura diversão. Afinal a mente precisa se distrair sim. Com o ní­vel de exigência profissional cada vez maior, É comum o profissional lançar mão do seu tempo de lazer em prol do trabalho. Desconecte-se do trabalho e deixe sua mente descansar nem que seja um dia da semana.

Riqueza de informação, pobreza de atenção. Somos diariamente bombardeados de informações, se quisermos dar conta de todos os e-mails, noticiários, jornais e revistas teríamos de cancelar todos os demais compromissos. Então que tal estabelecer que informação é relevante para seus objetivos?! Outro dia fiz uma limpeza nas minhas assinaturas de newsletters diárias, não foi nada fácil selecionar. Mas valeu a pena ganhar quase 30 minutos diários a noite quando sento para ler os e-mails pessoais.

Que tal dar mais objetividade a sua agenda? Organize seus compromissos, deixando os problemas que ainda não existem de fora e filtrando as atividades que chegam. O conceito de urgência, importância e circunstancial ajudam muito nessa seleção. Esse ponto me leva a necessidade de dizer não. As prioridades em alguns momentos requerem uma boa dose de negociação.

Na vida profissional ou pessoal compartilhe as tarefas, abraçar tudo não é produtivo. Pode ser que outro não faça tudo de forma tão perfeita quanto você. Mas quem disse que tudo deve ser perfeito? Economize com isso tempo para se exercitar. Mesmo que no iní­cio você só tenha 30 minutos. Sua saúde agradecerá e logo isso se tornará um hábito.

Pratique a gratidão e medite. Esse é o momento do reencontro diário consigo mesmo e com Deus. O momento de recarregar as energias e ter uma boa noite de sono reparador.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!