Um mal que afeta muitas pessoas hoje em dia e que parece se alastrar como uma praga sem fim. A depressão é uma epidemia moderna ou não, mas a grande realidade é que cada dia mais eu acabo ouvindo falar dela. A depressão é um grande limitador para quem sofre com isso, mas tem cura. Seus sintomas são bem diferentes de uma tristeza, pois a tristeza ela passa com o tempo, mas depressão se não tratada pode levar uma pessoa até a morte.
Quando alguém me procura e fala: “estou deprimido” – quero logo saber se é realmente depressão ou tristeza. Já que a depressão exige um acompanhamento psicológico que eu como coach não posso fazer. Mas junto a um profissional capacitado podemos fazer muitas coisas para melhorar a vida de quem está sofrendo de depressão.
Eu sempre faço um check-list de sintomas e vou colocar um resumido aqui para você fazer ou para alguém que você conheça. E então se você sentir que mais de uma questão dessas teve resultado positivo, ajude essa pessoa ou você mesmo busque ajuda. Lá vão algumas questões para você avaliar:
- O estado de humor é melancólico e mórbido?
- Tem profundo abatimento?
- Estado de desatenção constante?
- Chora demais, mesmo sem motivo aparente?
- Sente uma tristeza profunda?
- Somatiza os sentimentos e passa mal ou tem alguma manifestação na saúde?
- Não adianta a “força” da família e dos amigos?
- Não sente prazer em nenhuma atividade?
A depressão afeta não só quem sofre, mas todos que estão ao redor. É possível que bem do seu lado, no escritório, tenha algum colega seu passando por essa situação. É muito difícil vencer sozinho, sem a ajuda adequada. E se for um membro da equipe, o mesmo deve ser adequadamente direcionado na sua rotina diária para não piorar seu estado. Por isso cada dia mais um líder coach faz toda a diferença.