“Se a qualquer momento você encontra-se em qualquer situação onde você não estiver nem aprendendo ou contribuindo – uso seus dois pés e dirija-se para um lugar mais ao seu gosto.” Harrison Owen
A primeira vez que li essa frase que resume a lei dos dois pés, pensei comigo mesma. Puxa ele disse tudo de forma tão direta e simples. No caso especifico do texto do Owen no seu famoso artigo “Opening Space for Emerging Order “, fica evidente que ele quer trazer ao mundo real o que praticamos em salas de bate-papo, no qual se um assunto não agrada você sai da sala virtual sem cerimônia.
Isso é realmente interessante para trazer a tona reflexões sobre relacionamentos interpessoais, as pessoas que passam em nossas vidas. Elas chegam e partem e devemos aproveitar ao máximo quando estamos com elas para co-criar novos conceitos, ideias, romper limites e aprender ao máximo o que essa pessoa tem a nos ensinar. Quando partirem, é porque foi preciso, era tempo de ir, de se desapegar e de desconstruir se for o caso. Mas o importante é deixar que cada um realmente seja livre para decidir chegar ou partir.
Os Quatro Princípios do Open Space, fez muito sentido para mim e espero que para você também:
1) Seja quem for que veio, é a pessoa certa;
2) O que quer que aconteça, é apenas aquilo que deveria ter acontecido;
3) Quando quer que comece é na hora certa;
4) Quando acabar, acabou.