Dois assuntos fazem meus olhos brilharem: Tecnologia e Pessoas, são meus dois amores.  Nem precisava dizer isso devido ao nome do espaço que é Tecnologia Humana, mas vale frisar.  Para me ver feliz basta ter novidades tecnológicas e pessoas para trocas ideias.  Já passei depois de alguns anos no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), por projetos realmente sensacionais e que me trouxeram muita satisfação. Gerenciar projetos é uma paixão, e ontem ainda conversava com um empresário amigo meu falando disso.  É algo realmente empolgante ganhar um projeto e começar a dar forma a solução que sairá dos requisitos mapeados, das horas de desenvolvimento  e das discussões de ideias.

Esses são ingredientes da minha felicidade, e não tem como negar o quanto amo algumas siglas maravilhosas como: B2B, B2C, C2C, GED, GID, ECM, ERP, MS, ITIL, COBIT, PMI, MPS.Br, etc.  Tecnologia da Informação é isso uma eterna sopa de letrinhas (risos).  Acompanhar não é fácil, e todo profissional de TIC é um autodidata por natureza.  Imagina pagar todos os treinamentos e certificações que existem.  Confesso que não tenho a maioria das certificações, mas tenho a paixão por aprender, e já fiz muitos treinamentos.  Não gosto, porém de manuais, por isso nem sempre me verão com um por muito tempo, mas sem dúvida vão me ver com o sistema instalado e navegando em comunidades onde os tutoriais e posts proliferam.

Os manuais técnicos não fazem mais parte da minha rotina, hoje os troquei por livros de gestão de equipes, projetos e processos.  Que eu com entusiasmo vejo evoluir a todos os dias, simplificando a vida dos técnicos e melhorando a qualidade das entregas aos clientes.  Um dos livros, porém que tenho de citar é o do Aguinaldo Aragon Fernandes e Vladimir Ferraz de Abreu intitulado Implantando a Governança de TI.  Esse foi um presente da Brasport, por um artigo no site Profissionais TI.  Recomendo a leitura dele para gestores e quem sonha em gerir equipes de TI.  É um bom recurso a se investir.

Falhas sempre acontecerão, mas o importante é aprender com elas.  Os processos evoluem por isso e as pessoas também.  Com tanta tecnologia, temos de cuidar para prestar atenção às pessoas, ontem estava pensando nisso enquanto separava material para um workshop de liderança.  Um líder desenvolve uma equipe muito experiente e madura, quando foca processos e pessoas, de forma a tirar lições das falhas.  Infelizmente nem todos os gestores e líderes de equipe se preparam para situações de falhas, mas uma coisa é certa elas em muitas ocasiões estarão presentes.

Essas e outras reflexões fazem parte do meu cotidiano. Quando amigos me pedem indicações, clientes me pedem recolocações e eu mesmo busco projetos como PJ para gerenciar.  Lógico que o resultado da entrega é fundamental, mas imagine se você no final da entrega perder a equipe inteira?  Será que compensa?  Isso explica porque amo pessoas, mesmo amando a tecnologia.  Uma não vive sem a outra e se você tiver de investir mais tempo em algo, que seja com seu desenvolvimento pessoal e em como gerir pessoas.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!