No livro “Os segredos das mulheres inteligentes”, vi uma frase muito interessante que quero compartilhar, ela diz “Sonhar é ótimo, mas uma dose saudável de realidade é igualmente essencial.”, nessa parte do texto são dados conselhos românticos as mulheres. Como sou muito ousada, venho roubar a frase e dar um novo contexto a ela.
Quero falar sobre os planos e sonhos que todas nós mulheres fazemos diariamente, sim somos sonhadoras e por mais analíticas e racionais que possamos aparentar no nosso dia-a-dia, sonhamos o tempo inteiro. Queremos os seguintes títulos: profissional bem sucedida, competente e indispensável, mulher escultural, amante insaciável, mãe perfeita e amiga fabulosa, nada menos do que a Mulher Maravilha.
Mas ai vem a grande e essencial realidade, não conseguiremos ser tudo isso de uma vez só e não se frustrem, mas se amem da mesma forma (como se fossem a Mulher Maravilha). E por isso venho escrever esse texto depois de ter passado quase um mês do Dia Internacional da Mulher. Para que você entenda o seu valor a qualquer dia, dentro do ambiente onde você atua, e não se sinta culpada de ter de trabalhar e estudar, ser mãe, esposa, amiga e filha e ainda dar conta da sua própria vida.
Ouço constantemente nas rodas de bate-papo as mulheres passarem por pressões enormes impostas por elas mesmas. Eu mesma já me deparei várias vezes com esses dilemas e pressões, querendo ser perfeita em tudo. Mas no final acabava estressada e sem animo para continuar, ou ainda frustrada por não ser nem metade do que eu queria ser. O que aprendi e posso compartilhar com vocês hoje, são algumas coisinhas básicas, mas essenciais. Então cut and paste nessas dicas:
- Cuide da sua saúde – os feriados passaram, as férias acabaram e ai, quando é que você vai marcar os seus exames anuais? Precisamos nos concentrar nesse item, ele é a base para seguirmos em frente, com saúde não se brinca como diz minha mãe. Faça atividade física regular e corte de vez da sua alimentação qualquer coisa que te deixa com sentimento de culpa depois (listinha indispensável para o check up: dentista, ginecologista, oftalmologista, nutricionista, etc.)
- Cuide da sua vida espiritual – orar, meditar, ler a Bíblia, bons livros com textos positivos e animadores, enfim louve a Deus. Não importa qual a sua religião ou filosofia de vida, mas se concentre em recarregar seu espirito com sentimentos bons, com palavras encorajadoras, lembre-se de perdoar a quem te feriu. Não acumule os sentimentos negativos, frustrações e injustiças sofridas. Jogue tudo fora e se concentre no que realmente importa agora, o seu bem-estar
- Seja você mesma – só você pode fazer isso, então pra que você quer ser a Julia Roberts e ter o corpo da Adriane Galisteu. Seja você, a original e não aceite mais ser uma imitação de qualquer mulher que seja. Você tem a sua identidade, as suas qualidades, os seus desejos e sonhos. Olhe-se no espelho e comece a amar-se por quem você é, com óculos, com espinhas, com manchas, etc. Ame-se por completo e depois trabalhe com jeitinho o que você não gosta muito.
- Seja responsável – pelos seus sonhos e planos, ficar parada esperando que alguém faça algo por você é não ser responsável. Então pare de postergar, organize seu sonho, descreva-o em detalhes, planeje tudo o que precisa para realiza-lo, pense em quem pode te ajudar (aquela rede de contatos não pode servir apenas para dar um curtir nas suas frases) e mãos a obra.
50% das suas conquistas já foram conquistadas no momento em que você sonhou agora você precisa seguir mais 50% do caminho para realiza-lo. Se preparando com as dicas acima e indo em frente. Vai parecer livro do Augusto Cury*, mas a mensagem é essa mesmo “Nunca desista de seus sonhos”.
Referência:
Steven Carter & Julia Sokol – “Os segredos das mulheres inteligentes”1 – Editora Sextante
* Augusto Cury é médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor. Pós-graduado em psicologia social, desenvolveu a teoria da Inteligência Multifocal, sobre o funcionamento da mente e o processo de construção do pensamento.