A vantagem de já ter falido é que agora tenho experiência. Depois de falir a primeira vez, tive a chance de entrar na sociedade de uma empresa que estava em crise e poder colocar em prática tudo o que aprendi em minha experiência anterior.

Mas saiba que você não precisa estar falido começar a arregaçar as mangas e reavaliar sua empresa. Um negócio que começa a aparentar sinais de que os resultados estão aquém da meta, devem ter sua atenção redobrada. E com a pandemia, todos os empresários e empreendedores que conheço estão agora debruçados sobre o planejamento estratégico para o próximo ano.

O primeiro passo é realmente contratar assessoria profissional? O olhar do empresário está viciado na rotina, ele já não consegue mais enxergar onde estão os problemas e quais soluções implementar. O olhar externo sempre apresenta novas perspectivas sob alguns aspectos da gestão. Mas minha empresa está no vermelho, Rê!

Não se desespere eu ajudei algumas empresas a saírem do vermelho quando buscaram a ajuda e espero que você leve esse conselho muito a sério. Então vem comigo nesse texto para você entender um pouco mais do processo para começar hoje mesmo a reerguer seu negócio.

No primeiro momento a assessoria pode fazer o diagnóstico do que está acontecendo. Desse processo de mapeamento saem planos de curto, médio e longo prazo. Todas as ações rápidas que puderem ser implementadas para colocar a empresa de volta aos trilhos, devem ser realizadas. Você pode até chegar com o caixa no zero, mas não no negativo.

Tive uma cliente que conseguiu fazer sua primeira retirada no segundo mês de nossa consultoria, após 1 (um) ano de empresa. Os ajustes que fizemos nos serviços, orçamentos e processos teve um rápido resultado.  Mas nem sempre é assim, infelizmente.

Integre sua empresa em prol da redução de custos, passei por isso em grandes corporações nacionais. E se elas fazem isso, por que você não pode? Em todas elas tivemos as equipes envolvidas e implementando reduções. Parece bobagem, mas ao invés de copos plásticos todos foram incentivados a adotar caneca e squeeze

Implante assim que der um sistema de controle financeiro, se sua empresa é pequena uma planilha bem montada vai suprir essa necessidade.  Uma outra dica que dou é usar um sistema grátis de gestão como o Market Up do Sebrae, sim grátis e funciona muito bem, afinal de que adianta um super sistema caríssimo, sem o acompanhamento e análise dos dados.

Está complicado, renegocie as dívidas, estenda os prazos e batalhe para que cada uma caiba no orçamento da empresa. Não saia pegando empréstimos sem analisar bem, cheque especial e cartões de crédito possuem juros altíssimo, então cuidado. Aqui você precisa salvar sua organização e não afundá-la em dívidas. Já peguei empresas que a venda de ativos sem uso e parte do estoque antigo conseguiram reverter boa parte da dívida.

O planejamento de médio e longo prazo, podem vir acompanhadas de ações mais complexas. Mas todas devem convergir para a redução dos custos operacionais. Vire um verdadeiro sovina e corte cada centavo que puder.

Redefina prioridades e mantenha apenas o que for essencial para os resultados do negócio. Para que isso seja realmente efetivo é preciso que você anote e acompanhe cada valor investido. Fez anúncio e não deu retorno pelo período estimado pelo marketing, não anuncie de novo por exemplo ou troque o canal de divulgação.

Quando você tem pessoas excelentes trabalhando com você a tanto tempo, fica difícil demitir e nesse momento pode ser impossível pensar em dar aumento. Busque junto com esses colaboradores alternativas que valorizem o talento delas e ouça suas contribuições. Nunca subestime a opinião dos seus colaboradores.

Planejamento, planejamento e planejamento serão suas melhores amigas para você passar por esse momento. E quando você passar, elas te acompanharão para toda a vida. Algumas vezes a vida quer nos ensinar algo e a única forma é nos colocando de frente com a situação. A partir de então temos o que chamamos experiência.

Reerguer um negócio é um desses momentos. Ele não precisa estar no fundo do poço, bastam alguns degraus abaixo e você deve atuar.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!