O que seriam dos negócios hoje em dia sem a tecnologia como suporte na captação de clientes.  O mundo mudou radicalmente, hoje se a sua empresa não tem um site e uma rede social, você não existe para muitas pessoas.

Afinal tudo o que se precisa deve estar ao alcance de um clique. E isso não se aplica apenas ao consumidor final não, para os profissionais de suprimentos nas grandes empresas não encontrar você na internet, significa que está fora do radar deles.

O cenário acima impacta diretamente as empresas e seus resultados. Folders, cartões, anúncios em revistas, propagandas ainda trazem retorno, mas a tecnologia mudou a forma como tudo isso é apresentado. O folder passou a ser virtual e não mais em papel, você anexa no e-mail, publica nas redes sociais e compartilha com os seguidores e amigos.

O cartão hoje não é mais bem-vindo no formato em papel, mas eu por exemplo digitalizo todos eles e sincronizo no meu sistema de correio eletrônico e o papel em sua maioria vai para a cesta de lixo. Quando conheço novas pessoas, elas me pedem o cartão virtual, então tenho uma cópia no celular que é para facilitar o envio no WhatsApp.

E falando em WhatsApp, ninguém mais quer falar pelo telefone, a maioria dos meus clientes me manda mensagens e só consigo um bate-papo por telefone ou Skype depois que o assunto ganha “corpo”. Skype, MS Teams, Google Meet e Zoom para fazer reuniões são sistemas indispensáveis no arsenal de qualquer empresário.

As propagandas pensadas para a TV precisam estar nos canais do Youtube ou no TikTok, e serem inseridas nos portais de notícia para que todos possam assistir. Afinal já faz tempo que os jovens preferem a internet a TV, já que eles escolhem o que querem assistir de acordo com seu próprio gosto e não mais se submetem a grade de programação da emissora do canal aberto.

Com tudo isso que explorei acima, fica claro perceber que a tecnologia é o grande aliado das empresas que precisam atrair clientes.  O marketing digital como conhecemos só foi possível graças ao avanço tecnológico da internet, redes sociais, smartphones, tablet, 4G, 5G, Wi-Fi e muito mais. Se pensarmos que algumas dessas tecnologias nem existiam há uns 10 anos, podemos dizer que hoje fazem parte da vida de qualquer cidadão.

Minha reflexão, porém, explora o que vem depois da atração desses potenciais clientes para suas redes sociais e para o seu site. Se você tem uma empresa consolidada, precisa manter o registro de todos os visitantes para entender quantos são convertidos em clientes. Quando são clientes, o que compram de você, o que gostam ou não nos seus produtos e serviços.

A velha relação vendedora com o cliente, deve ser traduzida para essa nova relação comercial virtual. E novamente a tecnologia veio ajudar com as soluções de CRM (Customes Relationship Management), sistemas que nos permitem ter todos os hábitos dos clientes registrados, bem como as datas comemorativas mais importantes para ele. Afinal é preciso mandar um cartão no aniversário seja por e-mail ou uma felicitação pelo SMS.

As empresas com site na internet, além de saberem quem é você, ainda sabem o que você busca. São os famosos cookies de navegação, tecnologia “dedo duro” que oferece as empresas a possibilidade de remarketing. Você está lá olhando um artigo novo para sua casa e decide não comprar por causa do valor. Quando você decide se distrair dando like nas fotos dos amigos, vê exatamente o que estava procurando aparecer em mais um anúncio na rede social.

Tecnologia pura, esses pequenos textos gravados na sua máquina indicando por onde você passou na internet. Lógico que tem um lado bom nisso, um cupom pode aparecer para você adquirir o que busca com desconto de algum site. E para o empresário já que pode ser que você não resista e acabe comprando o produto. Seja como for, não precisa colocar um vendedor ligando e oferendo seu produto a todo instante, a tecnologia faz isso e sai mais em conta pode acreditar.

De posse dos dados de comportamento dos clientes e fãs é que muitas empresas conseguem segmentar suas propagandas e desenvolver ações que são a cara do seu cliente, sim a sua cara aquela bolsa linda que você vê toda hora na sua timeline. Tecnologia e marketing andam juntos nesse novo modelo de negócio. Mas é preciso lembrar que pessoas estão diante das telas e por isso tudo tem que ser muito dinâmico, lindo e atrativo.

Alguns empresários hoje se ligam em fazer Fanpage e publicarem nas mídias sócias, para conquistar fãs. Mas poucos se preocupam em entender o impacto desses fãs no faturamento da empresa. Quantidade não significa qualidade, você pode estar se iludindo com o volume de likes e não se dar conta disso. Então vamos colocar os pés no mundo real e analisar com muito cuidado, onde você está aplicando o seu dinheiro.

E aqui os sistemas que te permitem analisar os números e acompanhar as conversões em vendas. E são eles que permitirão essa roda girar, pois hoje não se vive mais sem tecnologia e elas evoluem. Quando evoluem é hora de investir em novas tecnologias para conquistar novos clientes. Conclusão negócios só crescem com tecnologia e você precisa conhecê-las bem.

E aí, já pensou qual a próxima tecnologia que você vai usar para atrair mais clientes?


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!