Ganhei o apelido de “Senhora Por quê?” quando atendia dois empresários em seus processos de coaching. Gerir uma empresa não é fácil e nos sentimos muito sozinhos quando pensamos em tudo o que temos de fazer e não podemos dividir o fardo com alguém de confiança.

Muitas vezes as decisões são tomadas na emoção e por isso ter alguém em quem confiamos para conversar e nos trazer perguntas faz toda a diferença. Como eu usava no trabalho os Five Whys eu quis colocar em uso também nas conversas e sim funciona muito bem, quando precisamos chegar na causa raiz de um problema seja ele qual for.

A técnica dos Five Whys ou Cinco Porquês surgiu na década de 30 e foi criada por Sakichi Toyoda, fundador das Indústrias Toyota. Desde o seu surgimento, a ferramenta vem sendo muito utilizada devido a sua simplicidade e eficiência.

Muito utilizada no mundo da gestão da qualidade para analisar a recorrência de um problema que geralmente acontece repetidamente, porque a causa real que levou o problema a acontecer não foi identificada corretamente, fazendo com que toda e qualquer ação feita acabe não funcionando.

Se pensarmos que nossos problemas são cobertos de pré-conceitos, sentimentos e crenças pessoais, ganhando contornos maiores do que realmente são, é preciso usar uma ferramenta que nos ajude a ver com clareza onde está a causa raiz e real do problema.

E assim depois de trazer para a vida empresarial os famosos Five Whys, me tornei a Senhora Por quê? e me divirto muito com isso. gerando inclusive uma variação que é o E… E… E…

O importante nesse processo dos Five Whys é exatamente entender de forma objetiva onde nossos esforços precisam ser direcionados sem tentar resolver de forma imediata e gastando energia desnecessária.

Focar o sintoma do problema não ajuda a eliminá-lo é preciso parar, entender o que está realmente acontecendo de errado e encontrar a raiz. Nesse processo as percepções devem ser deixadas de lado, atente-se as respostas imediatas e objetivas.

Seja em grupo ou sozinho, os Cinco Por quês estão comigo em todo processo de consultoria e coaching. Independente do problema, é uma ferramenta excelente. E agora que eu posso usar de forma digital, ficou melhor ainda. Espero que você possa usar também e ver sua eficácia.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!