Como tornar seu negócio produtivo e rentável com tantos fatores que nós empreendedores não conseguimos controlar. Mas queremos te deixar algumas dicas para ajudar.

Muitas empresas que possuem bons serviços ou produtos não conseguem alcançar resultados financeiros satisfatórios e acabam fechando suas portas, ou o que é pior, passam a viver na UTI financeira e destroem a saúde, os recursos e até mesmo a família dos empresários!

Baixa produtividade, falta de qualidade humana e desvantagem competitiva são os principais sintomas provocados por uma única causa, que facilmente pode ser revertida, gerando resultados extraordinários para a sua empresa. É sobre isso que irei falar neste artigo. Fique comigo até o final, e prepare-se para uma verdadeira mudança que irá te colocar no rol das empresas vencedoras.

Por que muitos empresários não conseguem o resultado em seu negócio quando os “ três P`s” (Ponto, Produto e Pessoas) são bons? A questão é que a parte de pessoas é a mais difícil para os empreendedores, pois eles na sua maioria não aprenderam a lidar com elas.

O que fazer então? É preciso desenvolver suas habilidades para liderar com eficiência. Líder é aquele que inspira, motiva, se importa com a sua equipe, quer que ela cresça e que dê resultados positivos. É aquele que serve, dá apoio a equipe e não aquele que quer ser servido.

O líder precisa ser um gestor de pessoas. Mas um gestor de pessoas, na maioria das vezes não consegue ser um líder. E este é um grande desafio.

Para obter melhores resultados em seu negócio, você precisa:

  • Aprender a liderar;
  • Se conhecer melhor;
  • Aprender a ser líder de si mesmo;
  • Conhecer seus apegos, suas expectativas e seus medos;
  • E principalmente, precisa deixar de querer controlar tudo e todos.

Achar que o controle vai trazer resultados, é algo do século passado. E não vai, pois quando você controla, você não lidera e desta forma as pessoas se tornam improdutivas, pois sempre estão dependendo da decisão deste gestor.

Além disso, você precisará aprender a delegar, treinar, dar feedback, confiar e monitorar sua equipe, precisa aprender a dar autonomia. Resultados positivos são frutos de muito investimento de tempo.

Mas normalmente o empreendedor diz: “Eles não se mexem”, “são acomodados”, “precisam sempre da minha decisão”, “não trazem soluções, ficam esperando eu resolver”, “cambada de imbecis”, “não tem capacidade nem competência”, “precisam estudar mais, ser mais cultos”, “só estão interessados em quanto ganham”, “vivem me pedindo dinheiro, acham que eu sou Banco”, entre outros…

10 Dicas para o seu negócio se tornar produtivo e rentável através de sua equipe:

  1. Defina claramente as metas e objetivos;
  2. Defina a visão, missão e valores de seu negócio;
  3. Se importe com a sua Equipe, tenha empatia por eles;
  4. Dê feedbacks claros, com plano de ação e prazo para cumpri-los, lembrando sempre de elogiar em primeiro lugar e depois falar sobre o ponto a desenvolver;
  5. Seja um apoio para o crescimento deles e não um algoz;
  6. Saiba valorizar os talentos e não valorizar as dificuldades de cada pessoa da sua equipe;
  7. Somente fale aquilo que você pratica;
  8. Tenha atitude positiva, seja o exemplo;
  9. Cobre com firmeza os resultados, porém, sem ser agressivo, ameaçar ou humilhar;
  10. Procure se desenvolver o tempo todo, saia da sua zona de conforto e não projete suas expectativas na equipe.

Fez sentido para você tudo que leu?


Renato Spomberg

Renato Spomberg, Psicólogo Clínico e Empresarial, Fundador da Redespertar Humano, há 24 anos no mercado, trabalhando conflitos entre sócios, desenvolvimento de liderança individual e em grupo e processo sucessório. Levando a Psicologia para as empresas com base nos quatro pilares do novo processo educacional: aprender a fazer, a conhecer, a conviver e a ser. Tenho atendido grandes companhias como Novo Nordisk e Fresenius Medical Care, além de diversas empresas familiares de 40 a 200 funcionários

error: Conteúdo Protegido!