Em 2017 houve um crescimento do setor de tecnologia da informação em todos os trimestres. Com base em uma pesquisa realizada pela Advance Consulting, no primeiro trimestre de 2017 o mercado de TI apresentou 7.7% de crescimento comparado ao mesmo período de 2016. A partir de abril, notou-se que as empresas de TI aumentaram o foco para vender seus produtos e serviços, enquanto outros setores esperavam o término efetivo da crise. Os clientes responderam ao apelo de vendas e compraram mais, o que levou o segundo trimestre a um crescimento de 6.3% comparado ao ano anterior. O setor continuou aumentando seus resultados no terceiro trimestre, apresentando 9.1% de crescimento.

A pesquisa realizada também demonstrou que esse trimestre teve o menor índice de refração de faturamento, com 35% das empresas entrevistadas crescendo acima de 15%. Além disso, o percentual de contratações foi maior que o de demissões. O crescimento estimado para este último semestre de 2017 está entre 7% e 8%. Um fato importante ressaltado pela consultoria de pesquisa é que as empresas que realizaram uma análise de mercado prévia para pontuar suas oportunidades e ameaças foram as que apresentaram maior taxa de crescimento.

Para o próximo ano, espera-se um novo aumento desse setor. O Gartner já projetava um crescimento de 4% para o setor de tecnologia da informação em 2018. Em relação a valores, a estimativa é que os gastos globais das empresas com TI totalizem US$ 3,7 trilhões em 2018 – um aumento de 4,3% em relação aos US$ 3,5 trilhões estimados para 2017. A maior parte desses números é relacionada com software (projeção de crescimento de 8,5% em 2017 e mais 9,4% em 2018) e serviços de TI (4% de crescimento estimado para 2017 e 5,3% para 2018).

Além disso, outras projeções foram realizadas pelo Gartner quanto às tendências de tecnologia para 2018. O instituto estima um crescimento da Inteligência Artificial, com sistemas que aprendem, adaptam-se e atuam de forma autônoma para a tomada de decisões. Saber analisar com precisão os dados gerados a partir desses sistemas será cada vez mais necessário.

Outro assunto bastante comentado em 2017 continuará crescendo: a Internet das Coisas. Estima-se que em 2018 esses dispositivos sejam testados e analisados, para que até 2022 a maior parte deles já esteja automatizada.

Em relação à computação em nuvem, a projeção também é de crescimento. De acordo com um relatório publicado pela IDC, em 2018 haverá um crescimento de 40% nos investimentos para soluções em cloud na América Latina, onde o mercado brasileiro tem grande participação. Quando se trata de computação em nuvem, a segurança não é mais questionada. Hoje ela já está consolidada e bastante requisitada pelo seu custo, geralmente atrelado ao consumo. A nuvem está cada vez mais relacionada com análises e inteligência artificial, e seus sistemas automatizados para detectar comportamentos e corrigir falhas de sistemas e máquinas.

Como vimos, 2018 será ainda mais transformador. Contar com empresas que estão atualizadas e preparadas para seguir nessa transformação digital é primordial para que os negócios alcancem seus resultados com sucesso.

Fonte: Computer World


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!