Todo concurseiro tem um objetivo em mente ao se inscreve para uma das vagas de um concurso. E algumas características contribuem e muito para o seu sucesso. Se conhecer e entender como seus pontos fortes alavancam seus resultados e os pontos fracos podem te limitar é a base de tudo. 

De posse desse autoconhecimento, trace seu planejamento até obter a vaga almejada. Usando os pontos fortes para minimizar ou superar os pontos fracos. Parece complicado, mas vou deixar aqui 07 dicas de como fazer na prática:

  1. Tenha objetivos claros para sua vida pessoal e profissional, não adianta se inscrever para todos os concursos que aparecem, se o seu objetivo é ser professora do estado por exemploFoque no seu objetivo, evite dispersar sua energia “atirando” para todos os concursos que abrem. A exceção seria para concursos cujo o conteúdo seja similar.
  2. Estabeleça metas realistas e que possam ser acompanhadas ao longo do período de preparação para a prova. De posse do edital do concurso, liste todo o conteúdo a ser estudado e defina quando cada item deve ser estudado. A medida que for completando cada conteúdo, marque o andamento da meta. Esse é um item que vai contribuir para a motivação do concurseiro, pois cada etapa vencida é mais um degrau rumo ao objetivo.
  3. Prepara-se física, mental e emocionalmente, buscando o equilíbrioMantenha uma rotina de exercícios físicos que contribuam para sua saúde. Passar muitas horas sentado estudando força a sua coluna e desacelera o metabolismo, fazendo com que a pessoa ganhe peso. Tenha um período de descanso de qualidade, se desligando do conteúdo a ser estudado e fazendo algo que você goste muito, como dançar ou ir ao cinema por exemplo. 
    Emocionalmente a minha dica é que você tenha relacionamentos saudáveis, fuja das pessoas que “roubam” sonhos. Ter uma rede de suporte, que te coloque para cima, durante esse período de preparação é muito importante. Medite ou ore, além de acalmar, é um ótimo momento para extravasar suas angustias e temores.
  4. Ao se inscrever e antes de iniciar seus estudos, analise o estilo da banca examinadora responsável pelo concurso. De posse dessa informação sua preparação terá mais chances de êxito, já que os simulados e exercícios aos quais você investirá, programarão sua mente para o dia D. Conhecer a banca examinadora ajuda também na escolha do melhor curso preparatório.

  5. Planeje seus estudos e simulados, sendo metódico com sua agenda e materiais de estudo. Quem se conhece sabe bem onde estão suas limitações, seja a necessidade de um lugar adequado ao seu estilo de estudo, uma agenda rígida, canetas coloridas, etc. Então defina tudo o que irás precisar de material, local adequado e principalmente avise a todos para não te interromper durante o tempo que estiver estudando. Lembre-se que sua rede de apoio deve conhecer esse seu plano, para te ajudar no que precisares.

  6. Minha mãe sempre fez parte da minha rede de apoio. E foi ela que me ajudou com essa dica que agora compartilho. Adoro estudar ouvindo música, desde muito nova minha mãe me ensinou como associar músicas aos temas estudado. Se eu esqueço a resposta e lembro da música ao cantá-la em minha mente a resposta vem. 
    Isso se chama gatilho mental, e cada um tem o seu ou pode desenvolver um. Seja com o uso de cores de canetas especificas, uma associação de ideias, objetos. O importante é que na hora em que “der branco” você consiga acionar seu gatilho.

  7. Aprenda a dizer NÃO para: navegadas demoradas nas redes sociais, festas, viagens e tudo o mais que “roube” tempo de estudo. Lembre-se que esse sacrifício será temporário e uma vez que o objetivo seja alcançado, você irá curtir novamente as atividades e pessoas que ama. Quem realmente te ama, entenderá esse momento e não ficará triste. 

Enfim concurseiros que me lêem, é hora de tomar decisão, e preparar-se rumo a vaga. 

Fonte: Folha Dirigida


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!