No artigo anterior comecei falando sobre herdeiros que são pegos de surpresa com a morte do gestor de uma empresa familiar.

A comparação é inevitável, especialmente quando o gestor também tinha carisma e era próximo aos funcionários. Nesse caso algumas competências comportamentais serão necessárias para que o novo gestor e herdeiro conquiste a turma também.

Para quem está se preparando para assumir uma empresa como herdeiro ou não, essas dicas podem te ajudar também. Vamos a elas:

  1. Ouvir na essência, cerca de 20% da primeira impressão que as pessoas criam de nós é formada pelo sentido da audição. Sendo assim, ouvir as pessoas com atenção é importante para que você possa conhece-las realmente.
  2. Ao falar tenha cuidado não apenas com o tom e volume da sua voz, mas em ser amistoso criando empatia com quem te escuta.
  3. Olhe nos olhos do seu interlocutor, não se distraia com outras atividades principalmente se você estiver a mesa do trabalho. Seu interlocutor tem que ser mais interessante que os e-mails que estão chegando.
  4. Demonstra e reconheça a todos pelo bom trabalho. Prestigie a quem faz um bom trabalho seja ele de baixa, média ou alta complexidade. Muitas vezes ficamos impressionados com os grandes feitos e esquecemos que eles só foram possíveis por que pequenos feitos foram realizados em conjunto.
  5. Crie um bom ambiente de trabalho, onde todos se sintam acolhidos. Em um ambiente de trabalho favorável a tomada de decisão melhora e a produtividade aumenta. Dê atenção aos móveis e equipamentos utilizados por todos.
  6. Priorize o que precisa ser realizado, assim não será preciso pressionar a todo instante pelo cumprimento dos prazos. Atitudes de muita pressão colocam a empresa em risco, pois ninguém suporta pressão constante por falta de planejamento.
  7. Conheça todas as áreas da empresa, entenda os impactos de cada área nos resultados da empresa, suas interdependências e procure servir de elo entre os gestores dessas áreas. Muitos conflitos podem ser eliminados e até evitados, quando há um espirito de equipe entre os gestores.

Todas essas dicas são importantes ao longo do processo sucessório, mas não nos limitemos a elas. Pois passados os primeiros meses é preciso desafiar todos os funcionários a saírem das suas zonas de conforto.  Como falei no artigo anterior ter um mapeamento comportamental e de habilidades dos seus colaboradores ajudará nesse processo.

É comum que o sucessor identifique oportunidades de reestruturação em toda a empresa e ter os colaboradores ao seu lado, facilitará na implantação das mudanças.  Seja redesenhando os processos, realocando os colaboradores, cortando custos ou ajustando a produção é importante que todos sejam envolvidos.

Sendo assim antes de mais nada seja estratégico para mudar o rumo dos negócios sem perda no resultado. Logico que se a empresa estiver com resultados negativos, será preciso dar maior celeridade as ações. Porém nada de sair fazendo, sem planejar, acompanhar e medir os resultados.

Siga-nos no Instagram!


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!