Já que ultimamente falei sobre etiqueta empresarial, quero compartilhar algumas ideias para você profissional antenado sair bem diante de algumas situações embaraçosas. Seja num evento profissional, diante do seu gestor, colegas de trabalho e a equipe, precisamos de jogo de cintura para corrigir uma gafe rapidinho.

Não sou expert no assunto, mas acredito que consigo me sair bem na maioria das vezes. E por favor, se você tem alguma dica para compartilhar, comente o artigo e deixe esse presente para nós. E vamos as dicas:

  1. No meio do evento você olha aquele rosto conhecido, ele te acena e você não lembra o nome. Para piorar ele vem andando em sua direção. E você tem que apresentar aos demais. Aja naturalmente, cumprimente-o e diga que esqueceu o nome dele. Não fique se desculpando. É uma falha comum e todos já passaram por isso.
  2. Para não esquecer o nome de alguém que acabou de conhecer, repita o nome da pessoa ao ser apresentada. E sempre que possível durante a conversa repita o nome dela. Nada mais agradável aos ouvidos do que o seu próprio nome. Funciona mesmo, eu uso sempre. Especialmente com minhas turmas na pós-graduação em que temos poucas aulas.
  3. Ao ser apresentado a alguém, a pessoa que conduzia as apresentações esqueceu seu nome. Com muita naturalidade estenda a mão, sorria e diga você mesmo o seu nome. Lembre-se da dica número 1 acima e dê uma força a pessoa, sem precisar constranger ninguém.
  4. Se deparou com algum nome que não sabe pronunciar bem ou não entendeu direito. Com delicadeza, peça novamente que a pessoa o repita. E tente pronunciar adequadamente.
  5. Caso o nome difícil seja o seu, ajude as pessoas a pronuncia-lo corretamente. Faça isso de forma alegre e educada. Se houver uma outra forma de chama-lo que facilite a pessoa a se lembrar, use-o. Criar nomes profissionais é o que mais os artistas fazem. Por que não adotar também?

Acompanhe tudo o que saiu na mídia!

Por mais que o seu chefe seja uma pessoa bacana e vocês almocem juntos, em eventos profissionais a postura deve ser formal. Mostre respeito chamando-o de Senhor ou Senhora na presença de estranhos. Ah! Não se usa Senhorita no âmbito empresarial.

Espero que essas dicas te ajudem em suas relações profissionais. Treinando todos os dias, você fará de forma natural. Estou torcendo por você

Se gostou do artigo. Compartilhe e comente, não deixe de cadastrar-se para receber atualizações.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!