Você sabe o que é etiqueta empresarial? Vejo muitas pessoas preocupadas com a aparência, postura e tom da voz para uma entrevista. E depois de contratadas, trocam os pés pelas mãos. Porque existe, no mundo dos negócios, uma gama de regras de comportamento que são importantes para evitar situações inusitadas. Sempre ouvimos falar do jogo de cintura que fulana teve, que beltrano é despreparado, etc.

Quero compartilhar aqui algumas ideias para que seu comportamento demonstre segurança, equilíbrio e preparo. Vamos nessa jornada?

Focarei a comunicação. Não sei você, mas eu acredito que é um cartão de visita, saber se comunicar.  E não apenas com palavras, mas também com o corpo. Imagine-se na situação de um diretor chegando a sua sala com um visitante. O que você faz?  Uma dica aqui, se você não está ao telefone ou falando com alguém algo importante, levante-se para cumprimenta-lo.  Já vi situações em que a pessoa mesmo falando no telefone, se levanta, aperta a mão do diretor e de seu visitante.  Recebe um aceno e volta ao telefone.

Há também a arte de transmitir a mensagem. Coisa complicada quando precisamos falar em público, mas ensaie em casa diante do espelho. Fiz isso muitas vezes, tantas que perdi a conta. Três pontos para estar atento: gestos, tom da voz e pronuncia das palavras.

Ao telefone esses pontos que falamos acima também são importantes. Além deles, tem mais dois à considerar: assertividade com as palavras, pois são comunicações breves na maioria dos casos e anotação. Sim enquanto conversam pelo telefone, anote o que é falado, para checagem futura.  Além de que na rotina diária podemos esquecer algum ponto importante.

Fora da empresa, busque manter o mesmo tratamento com os colegas. É muito chato quando um colega te trata de um jeito na empresa e fora dela de outro. O respeito e atenção devem ser idênticos. E formalidades apenas com seu superior.

Desenvolver habilidades sociais é importante para se manter empregado e fazer carreira, tanto quanto se manter atualizado. Então que tal começar a praticar agora e se destacar?

Se gostou, recomende o artigo para outros colegas.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!