Por falta de conhecimento do que considerar na hora de definir as metas empresariais, muitos negócios não possuem um caminho bem definido para onde devem ser direcionados seus esforços.

Sabe aquela máxima de que se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Como gestor ou empresário é importante traçar um bom caminho, que no caso são as metas.

Sendo a empresa sua ou não, como gestor o bom andamento da organização em que você trabalha é fundamental para o seu sucesso profissional. Então se o faturamento não anda bem o problema também é seu. Sendo assim a reflexão que escrevo aqui também te interessa, especialmente se ambiciona galgar novos patamares profissionais.

Metas é uma especificação dos objetivos de forma quantitativa. Precisam ser acompanhadas de perto, pois com elas estabeleceremos se o caminho está correto ou não. Há alguns fatores que eu acredito serem importantes para gestores e empresários considerarem antes de definir suas metas empresariais.

Eu lancei mão de seis fatores para explorar nessa reflexão. São eles:

  1. Globalização da produção, da distribuição e da manutenção de bens e serviços. Com a ampliação e popularização dos meios de comunicação, quando você busca um produto ou serviço na internet, se depara com uma variedade de opções.

Basta um pouco de atenção que você notará ao navegar na internet, que os anúncios te perseguem. São ofertas com diferentes modelos de produtos ou pacotes variados de serviços. Opções de entrega e frete com valores e prazos sob medida para o seu bolso.

Então reduzir custos pode colocar seu produto ou serviço em melhor posição. Mas não é qualquer redução, é preciso entender bem onde aplicar seu dinheiro. A Tecnologia Humana atende empresas que querem melhorar a produtividade dos seus times. Esse ano atendemos algumas empresa, em que os funcionários perdiam horas procurando documentos no arquivo. Esses funcionários tinham muitas atividades e, por conseguinte, alguns se sentiam sobrecarregados.

Ao iniciarmos a conversa, percebemos que a melhor forma de ajudar a empresa era implantando um sistema de gestão eletrônica de documentos. Fizemos toda a implantação, digitalização do acervo, treinamento da equipe e economizamos muito tempo dos envolvidos com a documentação. O investimento realizado foi bem menor do que a contratação de um profissional para manter o acervo em papel. Além de minimizarmos o prejuízo com extravio de documentos.

O foco dos funcionários agora é gerar resultados e não procurar documentos. Sem falar muito do retorno, mas imagine um funcionário de nível gerencial ocupando cerca de 40% do seu tempo semanal buscando documentos. Ou ter que contratar um funcionários para fazer isso mesmo que o salário fosse de estagiário, mas que para a empresa tem mais custos envolvidos. Esse profissional agora se preocupa com o core business da empresa.

  1. Transações financeiras realizadas com a adoção de processos eletrônicos. Foi-se o tempo das opções cheque ou dinheiro, os talões enviados pelo banco duram anos. E tudo ficou mais ágil e simples, basta uma máquina e seu negócio atenderá a maioria dos clientes com seus cartões plásticos.

Antes era preciso aguardar a compensação do cheque dois dias, para que o produto ou serviço fosse seu. Com o advento dos cartões e o avanço do Sistema de Pagamento Brasileiro muita coisa mudou. Além da variedade de bandeiras do cartão de crédito, temos opção de pagar nossas compras sem levantar da cadeira.

Bastam meia dúzia de cliques e voilá, sua transação foi realizada, processada e confirmada em instantes. No caso de grandes volumes de dinheiro bastam um cadastro do beneficiário e é possível fazer sua transferência bancária em segundos.

  1. A natureza do emprego, a mudança da predominância da indústria para o setor de serviços e transformação do emprego permanente em trabalho temporário, e organização em cooperativa são algumas novidades nas relações trabalhistas.

Sim, as relações trabalhistas estão mudando. É certo que ainda precisamos de políticas mais flexíveis que colaborem para que novos arranjos sejam possíveis. Mas é notável que as condições e acordos de contrato de trabalho estão passando por uma revolução.

Em alguns setores os encargos sob a folha de pagamento foram reduzidos, mas nem sempre atendem a toda a gama de itens que precisam ser considerados. Então pensar em fazer alguns arranjos diferentes pode ser interessante. Em alguns clientes que atuamos, ouvimos deles as vezes que irão contratar uma pessoa sem experiências para iniciar um trabalho braçal como ajuste de acervos ou digitalização de dados nos sistemas.

Contratam profissionais sem experiência para trabalhos repetitivos por um ano ou mais, pois acreditam que fazendo isso estão economizando. Já fizemos serviços desse tipo em três semanas como terceirizada e equipe completa que saiu muito mais em conta. O pensamento precisa mudar tanto para empresários quando para os profissionais.

  1. As políticas governamentais que definem os mecanismos legais para o comércio global e alianças transacionais. Quando os países se aliam em grupos de interesse, novas fronteiras são quebradas e produtos até então inacessíveis passam a ser fáceis de serem encontrados. Existem ainda os casos de desenvolvimento de produtos em parceria com intercâmbio tecnológico que viabiliza a disseminação deles dentro do país.

Eu presenciei ao longo dos anos os benefícios que a abertura de mercado trouxe ao nosso dia a dia. Ter telefone era tão caro, e hoje todos podem facilmente se falar, o volume de linhas celulares não para de crescer. Tudo graças aos visionários que ao viajarem, decidem trazer na bagagem o desejo de produzir o que consumiram fora para o Brasil. Podemos hoje ter produção nacional de maravilhosos espumantes, queijos e perfumes.

  1. Os mercados emergentes de países com grandes populações, como a China que causa ainda uma explosão de consumo sem precedentes. Afinal quem nunca comprou um produto Made in China. As vezes quando viajo, compro souvenirs para a família e fico surpresa de como os produtos chineses estão em todas as prateleiras.

É engraçado que você vai presentear alguém com uma lembrança que comprou na Holanda, mas tem o Made in China. E quem nunca fez suas comprinhas naquela loja na internet, que te manda tudo em pacotinhos bem pequeninos e aos poucos? Pois é, os chineses são concorrentes de muitos produtos.

Então é preciso ter diferencial no produto que colocas no mercado para que não sejas trocado por um similar chinês. Só esse item já tira o sono de muitos empresários, não é mesmo?

  1. A tecnologia da informação que está viabilizando reduções de estoque, estratégias de marketing, comercialização e distribuição eficientes, redesenho de processos produtivos, redução de tempo para um produto ou serviço atingir o mercado, etc.

Lembro sempre que sistemas e grandes bancos de dados sempre existiram, mas o custo de processamento das informações vem caindo a cada ano que passa. E com isso viabilizando novos negócios, produtos e serviços numa velocidade cada vez maior. É impossível para uma organização sobreviver sem presença na internet.

Só não saia por aí comprando ERPs e diversos sistemas, sem ter um bom time estruturado e processos bem definidos. O que vejo de sistemas levando a culpa por resultados ruins é impressionante. Afinal é mais fácil culpar algo que não pode se defender.

Então antes de colocar nas metas ter o melhor sistema para isso ou aquilo, comece pensando nas melhores pessoas e processos para seu negócio decolar. O sistema é o item de menor impacto em muitos negócios, mas dependendo do que se tem um dos itens mais caros investidos.

Com esses fatores em mente, as empresas precisam trabalhar para se manterem competitivas e não perderem o foco dos seguintes objetivos:

  • Tornar os produtos ou serviços mais valiosos para os clientes;
  • Vender mais produtos valiosos;
  • Manter os custos e investimentos baixos;
  • Investir em tecnologias que tragam produtividade e ganhos significativos;
  • Evitar processos e atividades que não agregam valor.

Quando todos esses fatores são levantados e analisados, podemos considerar definir as metas. Espero que esse artigo te ajude a entender porque as metas são chaves para orientação de um negócio e por isso mesmo não tão simples de definir.

Precisando de ajuda para definir as suas metas estratégicas, estamos à sua disposição para desenvolver um projeto personalizado. O envolvimento de todos é fundamental e um olhar de fora um diferencial que poucos utilizam. Mas que proporciona uma nova reflexão . Se esse texto te trouxe reflexões sobre suas metas, compartilhe (botões embaixo do post) com outros que possam ser beneficiados também.

Siga-nos no Instagram!


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!