Negócios, empreendimentos, empresas ou organizações são organismos vivos.  Eles nascem, crescem, se tornam maduros e sólidos, e em alguns casos, infelizmente, morrem. Acionistas e diretores devem sempre se perguntar: Qual o próximo passo a ser dado? O que fazer para manter ou expandir a fatia do mercado que foi conquistada? Onde devo investir para ter um retorno melhor?

Isso se chama planejamento estratégico e nas grandes empresas uma equipe multidisciplinar entra em ação para planejar os próximos anos. Acho maravilhoso esse processo, pois dá aos envolvidos a oportunidade de avaliar como anda a trajetória traçada anteriormente e ajustar o leme para os próximos anos.  Infelizmente as pequenas e médias empresas (PMEs) não adotaram esse processo como parte de sua gestão.

Você deve estar se perguntando qual o momento de analisar um negócio e ajustar o leme se nunca fez isso.  Te digo que em todos os momentos é viável e aceitável reavaliar o negócio. Se você está se dando conta que desde a abertura da sua empresa nunca parou para fazer isso, está na hora de investir um tempo e quem sabe começar.

Pensar onde se quer chegar traz um novo ânimo a equipe envolvida. Como empresário é importante que indicadores significativos sejam definidos a partir da missão, visão e valores para um retrato quantificável da empresa. Sendo assim não basta pensar no que se quer, mas em como medir para saber se estão evoluindo.

Com o acompanhamento dos indicadores é possível verificar como está a empresa em relação ao que foi planejado. Sem confiar apenas na percepção humana que pode ser falha. Nas grandes corporações é possível contar com uma equipe durante o ano inteiro. Mas as PMEs não podem muitas vezes arcar com os custos de uma equipe para esse trabalho e mesmo tirar funcionários das atividades rotineiras, não é possível. Então como fazer?

Nesse momento entram os consultores independente de negócios que em diferentes fases da empresa, podem ajudar empresários e gestores com seu olhar externo. Com um processo pontual é viável traçar um planejamento para a empresa, e ajudar aos empresários e gestores a tomarem o leme e fazerem o barco navegar tranquilo. Além de construir cenários e planos de riscos para mitigar situações não desejadas.

Considerar as probabilidades de determinadas situações ocorrerem e os impactos gerados, permitem que antecipadamente hipóteses de soluções possam ser planejadas e construídas como alternativas para o sucesso. Quando envolvidos em um negócio e na gestão de empresas, muitos gestores e empresários acabam caindo em algumas ciladas. Assumem que já sabem tudo sobre seus negócios e não escutam seus clientes, fornecedores e funcionários.

Esquecem inclusive de prestar atenção em seus concorrentes e no mercado. Descuidando de seus desenvolvimentos e colocando em risco tudo pelo que trabalharam. Criar planos táticos para cenários alternativos, auxilia na gestão de qualquer negócio. Além de manter os gestores e empresários alertas, o planejamento estratégico direciona os treinamentos e o desenvolvimento dos gestores envolvidos, bem como de suas equipes.

Infelizmente muitos só lembram de buscar ajuda, quando já estão se afundando nos problemas. Lembro de uma empresa que me chamou para falar sobre seu faturamento estagnado. Faziam 3 anos que o faturamento da empresa era o mesmo. A primeira coisa que sugeri foi iniciar um mapeamento dos sócios.

Com o mapeamento dos dois sócios, o gráfico demonstrava dois excelentes técnicos, com um grau razoável de planejamento e pouca comunicação. Mas nenhum deles era um executor, tudo ficava no papel, eles conheciam muito da teoria do que precisava ser feito. O problema era que nenhum realmente fazia. Eu diria que eles eram parecidos demais e lógico que um culpava o outro pelo faturamento.

E foi aí que começou nosso trabalho de expor que eles dois juntos eram os culpados. Até cair a ficha disso, não adiantava metas e planos. Quem iria executar e na realidade nenhum dos dois tinham as qualificações específicas e atributos profissionais para terem uma área comercial forte, que era um fator crítico de sucesso para eles.

Com as competências e habilidades certas a probabilidade de alcançar resultados positivos de êxito e sucesso são maiores. Mas eles não tinham interesse em desenvolver isso e se o fizessem descobririam áreas da empresa que também eram importantes. Nesse momento tudo o que eles precisavam era de um excelente profissional da área comercial.

Nosso planejamento foi em cima de buscar esse profissional com conhecimento e que pudesse fazer acontecer. Como a tendência das pessoas era buscar outros profissionais parecidos com eles mesmos, tive de mapear o perfil adequado. Traçamos metas, alinhamos as expectativas deles em relação ao trabalho desse profissional.

Infelizmente eles estavam em um ponto do negócio que não tinha como arcar com nossa consultoria, estavam dando sua cartada final com a contratação do profissional indicado. Mas de qualquer forma fiquei a distância observando e vendo a empresa se reestruturar, o bom é que eles continuam atendendo e crescendo. Para quem me procurou com a expectativa de fechar em 3 meses, podemos dizer que foi um sucesso.

As ferramentas e técnicas a serem empregadas numa consultoria como essa podem atuar diretamente nos seguintes atributos e qualificações abaixo:

  • Flexibilidade e objetividade mental;
  • Consciência e adoção de valores;
  • Amor pelo que faz;
  • Ampliam a capacidade de ouvir;
  • Vocação pelo aprendizado e por ensinar;
  • Persistência e determinação;
  • Capacidade de liderar e relacionamento interpessoal;
  • Competência para o negócio; etc.

Essas ferramentas e técnicas são extraídas de coaching, mentoring, balanced scorecard, gestão de projetos e empresarial cujo grande objetivo é o desenvolvimento do pensamento estratégico. E, portanto, um processo anterior para o desenvolvimento do planejamento estratégico do seu negócio.  Por mais que você tenha profissionais comprometidos com o seu negócio, se você e seus sócios não estão, nada vai mudar.

Não basta simplesmente estabelecer metas, criar projetos aleatórios e sair atirando para todos os lados. Como empresário em tempos de crise, você deve estar controlando cada centavo que entra ou sai da sua empresa. Mas será que o seu comportamento não pode estar atrapalhando o seu negócio. Será que deixar de investir numa área essencial do seu negócio não pode ser um erro.

Tire um tempo para fazer essa reflexão, aproveite que o final do ano está chegando e pense, como fazer mais, sem ter de dobrar a equipe e comprometer todo o capital. Comece com uma autoanálise de você e seu sócio. Mudanças simples podem fazer toda a diferença e economizar muito dinheiro. Ajuste o leme, e não deixe o seu negócio afundar!

Se gostou desse artigo compartilhe com outros, comente e divulgue. Estamos na torcida pelo seu sucesso!


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!