decisaoEstou super empenhada em ajudar aos gestores, empresários e empreendedores a lidar com suas equipes, aumentando a produtividade deles e, por conseguinte à atingirem melhores resultados em suas Organizações.

Mas eu não faço mágica! Esse trabalho é fruto de um processo de co-criação e requer o comprometimento de quem está buscando os resultados.

Como facilitadora do processo e 12 anos dedicados ao estudo do comportamento humano, consegui determinar alguns erros em comum de quem falha. Eles precisam ser encarados por quem se propõe a fazer uma mudança de rumo. Vamos a eles:

  1. Arrogância – a incapacidade de ouvir pontos de vista diferentes mesmo quando há uma consciência de que se está errado. Você até pode no início relutar em ouvir e ficar na defensiva para justificar seus erros e falhas. Mas num processo de reflexão, quando levado a sério você vai se dar conta de suas falhas. E se abrir sua mente e coração para a mudança, poderá ter ótimos feedbacks dos que te cercam. Os que estão a nossa volta costumam enxergar pontos que não vemos. Não se prenda nas suas certezas, aceite as perspectivas externas, pense, reflita e avance.
  2. Desalinhamento da visão interna com a realidade objetiva – uma coisa são os sonhos e as fantasias que povoam as mentes, outra bem diferente são planos e projetos realmente factíveis e viáveis. Conheço pessoas que vivem em um mundo paralelo, sonham muito e nada fazem. Sua visão da realidade é tão distorcida e não adianta você questionar e passar tarefas. Elas simplesmente não realizam. Querem fugir da realidade e viver eternamente sonhando. Afinal, sonhos não requerem muito esforço. Traduzir sonhos e fantasias em coisas concretas, ponderar sobre a realidade de serem alcançadas, analisar os recursos disponíveis e começar a colocar a mão na massa é o caminho.
  1. Gostar de conforto – como gostamos do conforto, é tão bom ter sempre algo à mão sem precisar suar. E por causa disso quando temos de levantar, arregaçar as mangas e fazer, deixamos para amanhã. Puxa porque suar agora, corrigir algo exige esforço e mudar internamente doe. Por isso sei que é preciso ajuda para chegar lá, mas a ajuda pode mexer em algo que eu não gosto. Então deixa como está, não vou mexer nisso agora. E assim passa a vida e você sempre com os mesmos resultados. Que tal sair da zona de conforto hoje mesmo e decidir mudar?
  1. Falta de compromisso – decidiu mudar e agora transfere a responsabilidade da mudança para outro. Não quer pensar, quer respostas prontas e massagens no ego. Quando precisa se comprometer com a sua vida abandona o projeto, toma outro rumo, desiste dos objetivos traçados. É o compromisso e a persistência que darão o tom da vitória. Você deve ser o único responsável pelas suas escolhas, chega de terceirizar.
  1. Insatisfações constantes e desmotivação – realmente fazer o que não se gosta é complicado. Mas fazer o problema parecer maior que a sua vida, já é sinal de fracasso. Se você não está fazendo o que gosta nesse momento, pelo menos use isso para viabilizar novos rumos. Encontre outro motivo de ação para avançar. Reclamar e sabotar seu emprego, relacionamento, processo evolutivo e a você mesmo não é a solução. Torne-se dono do seu tempo e planeje a mudança que você deseja.
  1. Angústias e ansiedades – quem não é ansioso? eu sou, mas a questão está em como a ansiedade e as angústias são tratadas. Se você se abate como criança e fica assustada, paralisada e perdida diante do que fazer, então está na hora de buscar ajuda. Como ser humano é normal que as inseguranças nos abatam, trazendo angustia e ansiedade quando o plano não caminha conforme o projetado. O que precisa porem ser feito é tomar as rédeas do planejamento e seguir em frente. Foque no objetivo e caminhe.

Os pensamentos negativos geram ansiedade e estressam o cérebro. Eles empobrecem ricos, aniquilam cientistas, abatem religiosos, destronam reis.  Muitos, ao receberem um “não” ou uma crí­tica injusta, produzem milhares de pensamentos que os arrasam.  Como você lida com as crí­ticas? (Auguto Cury)

Você pode até parar, mas não paralisar. Avance para os seus objetivos, estamos te dando muitos subsídios para que possas seguir em frente, então agora é com você. Tudo requer estratégia, planejamento e ação. Não tenho dúvidas de que você é capaz de avançar, pense em nós como seu apoio.

Siga-nos no Instagram!


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!